TURISMO

Boston Massachusetts

Conheça um pouco mais sobre a capital de Massachusetts

Boston – Massachusetts

Boston é a capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts. Localiza-se no Condado de Suffolk, do qual é sede.

É a 22ª cidade mais populosa do país com cerca de 5,8 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Sendo a maior cidade da zona da Nova Inglaterra e uma cidade global possuidora de um extenso centro financeiro, comercial, industrial e universitário. Possui um sistema metropolitano (Metro de Boston) e o aeroporto internacional-Boston Logan International Airport (BOS).

Fundada pelos ingleses em 1630, tornou-se o principal centro cultural da América Anglo-Saxônica. Os britânicos retiraram-se da cidade em 1776, depois de várias revoltas, entre as quais o célebre Boston Tea Party. Durante os séculos XIX e XX, tornou-se um centro industrial de grande importância, atraindo imigrantes de todo o mundo, em especial da Irlanda. A comunidade portuguesa na cidade é também bastante importante, nomeadamente a originária dos Açores. Também possui uma comunidade brasileira expressiva.

Boston é um dos principais polos educacionais dos Estados Unidos, onde se destacam instituições de educação superior. Como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge. Além disso, a Escola de Inglês da Nova Inglaterra, que fica na Praça de Harvard, uma das 5 melhores escolas de língua inglesa do mundo, situa-se em Boston.

Boston se destaca no cenário mundial pela ousada construção do chamado “Big Dig”. Várias interestaduais foram transferidas de vias expressas de superfície para túneis de até dez pistas. Esse projeto durou cerca de 12 anos e foi completado em 2006.

História

A História de Boston começou com imigrantes Puritanos desembarcando na Baía de Massachusetts, em 1630. A cidade foi fundada com o nome de Trimontaine. Os peregrinos que fundaram Plymouth geralmente são confundidos com os Puritanos em Trimountaine, mas são dois grupos distintos. As duas colônias se juntaram apenas com a criação da Província de Massachusetts em 1691.

A cidade começou a crescer com o aumento das viagens ao Novo Mundo, e muitos ingleses imigraram para Trimountaine, tornando a vila uma pequena cidade. Muitos desses imigrantes vieram de uma cidade da Inglaterra chamada Boston. Após a chegada, foi decidido que o nome da cidade de Trimountaine seria alterado para “The Town of Boston” (O Município de Boston). Com a chegada de cada vez mais ingleses, Boston se tornou o centro cultural, econômico e de civilização das colônias do Império Britânico na América do Norte.

Muitos ainda se viam como súditos do rei, mas as tensões nas colônias começavam a aparecer. E o epicentro delas era Boston. A população protestava contra os altos impostos, más condições de vida e nenhum representante no Parlamento. Com a ajuda da imprensa escrita, personalidades como Benjamin Franklin e Samuel Adams começavam a formar os primeiros focos de sentimento rebelde nos colonos Americanos.

Em 1769, havia um “casaco vermelho” para cada quatro habitantes em Boston, o que configurava praticamente uma cidade ocupada. Descontentes com a falta de emprego, miséria e sem voz no parlamento, os colonos foram para as ruas em 5 de março de 1770 em frente ao Old State House para protestar contra o governo Britânico. Oito casacos vermelhos com ordem para não atirar tentavam conter a multidão.

Após provocações e agressões contra os soldados, os britânicos abriram fogo contra a população, matando quatro colonos. Esse episódio ficou conhecido como “Boston Massacre” (O Massacre de Boston).

Em 1773, a Inglaterra revogou todos os impostos, exceto um. A sequência desse acontecimento culminaria em um dos protestos mais famosos da história. O único imposto não revogado pelos ingleses era o do chá. Em 19 de dezembro de 1773, os colonos subiram a bordo dos barcos ingleses e jogaram no mar mais de um milhão de dólares em chá britânico. Importado da Índia pela companhia de Comércio das Índias Orientais, recebeu o chá do governo britânico por estar quase falida. O protesto dos colonos ficou conhecido como Boston Tea Party, ou Festa do Chá de Boston.

A revolução começou em 1776, terminando em 1783. Após o término, Boston começou a crescer rapidamente. Vários imigrantes vieram da Europa, aumentando a população da cidade. Entretanto, Boston tinha uma área muito pequena, e era cercada por água.

O único acesso por terra era pelo chamado Boston Neck, ou “Pescoço de Boston”. Uma fina área de terra ao sul da cidade, onde hoje é Chinatown. E a área de terra que sobrava era reduzida devido ao Beacon Hill. Um morro na cidade que diminuía ainda mais o espaço. Mas a população achou uma maneira de resolver os dois problemas ao mesmo tempo.

Em um dos maiores Aterramento marítimos da história, a terra foi retirada de Beacon Hill e jogada em cima do Charles River, aumentado a área de Boston e possibilitando maior crescimento.

Mesmo assim, a cidade perdeu o papel de principal porto da América para Nova Iorque no século XIX, contudo seu crescimento continuou a acontecer.

Em 1822, os cidadãos de Boston votaram para uma nova mudança de nome, de “The Town of Boston” (O Município de Boston) para “The City of Boston” (A cidade de Boston). Durante a Guerra Civil (1861-1865), Boston virou um dos centros de movimento abolicionista.

Muitos dos imigrantes que vieram a cidade provinham da Irlanda, e atualmente Boston é uma cidade Cosmopolita. Em abril de 2013, a cidade sofreu um atentado que matou três pessoas e deixou mais de cem feridos.


Veja Também:

 

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar