VIDA NA AMÉRICA

Como tirar a licença para trabalhar na Área da Beleza nos EUA?

Como conseguir a licença de estética, cabeleireiro, massagista, depilação, manicure e demais áreas da beleza nos EUA

Para trabalhar em algum salão de beleza nos Estados Unidos, você precisa ter algum tipo de licença. As licenças variam de estado para estado, alguns estados são mais burocráticos na hora de tirar a licença e outros estados facilitam bastante para o estrangeiro. Em New York, por exemplo, a maioria das licenças são mais fáceis de conseguir. Em New Jersey, não dá para tirar a licença de depilação sem ter conhecimento de manicure também. Na Flórida, barbeiro consegue a licença sem precisar de prova, já em New York não. Alguns estados exigem Green Card e Social Security, como é o caso da Georgia, mas em New York você não precisa nem de Tax ID.

Na maioria dos processos que ensinamos o passo a passo nos artigos do Mais USA, afirmamos que é possível fazer sozinho e não precisa gastar dinheiro com assessoria (principalmente visto). Mas nesse caso de licença na área da beleza, é indicado contratar uma empresa para ajudar. Existem assessorias que ajudam os profissionais da beleza a se licenciar e a trabalhar de forma legal no país. É extremamente indicado que você contrate uma para te ajudar com o processo, porque quando você tenta sozinho, nesse caso, eles pedem documentos que você não consegue adquirir sozinho por eles não existirem no Brasil, a não ser que você se filie ao CNPB.

O que muitas pessoas fazem também é mascarar certificados, aumentar as horas no documento para tentar conseguir a licença. Mas não precisa disso. É possível unificar vários certificados em um só e conseguir as horas que você precisa (unification hours). Então a empresa faz esse certificado unificado e envia junto com a certificação de licença, junto com a licença do conselho e outros documentos que eles também pedem e o profissional é qualificado sem precisar fazer a prova.

Se você fizer o processo sozinho e não tiver toda a documentação, você até consegue se licenciar, mas eles vão exigir que você faça a prova e essa prova, geralmente, pede conhecimentos de todas as áreas da beleza, como um cabeleireiro por exemplo, que no Brasil só mexe com o cabelo, precisa de conhecimentos de manicure para poder passar na prova. Então fazer de tudo para não precisar fazer essa prova, é onde uma empresa de assessoria vai te ajudar. Vamos explicar como se regularizar e tirar sua licença em cada um dos principais estados dos EUA.

Sou um profissional da beleza, como faço para tirar a licença?

Os caminhos são:

  • Se filiar ao CNPB;
  • Se licenciar por New York (dessa maneira você tem uma licença ativa no país sem a necessidade de fazer a prova, vamos explicar mais adiante);

Então o primeiro passo é se filiar ao Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza (CNPB) por que é através dele que a empresa assessora consegue traçar todo o seu perfil e saber o que vai ser necessário para você se licenciar.

Nem todos os profissionais se qualificam para licenciar, então antes de tudo, eles vão traçar o perfil do profissional para saber que tipo de documentação ele tem, qual estado ele está (isso é muito importante) porque cada estado dos EUA tem a sua própria regulamentação, saber se esse estado aceita as horas do Brasil – tem estados que infelizmente não consegue transferir, daí eles precisam fazer algumas manobras LEGAIS para poder conseguir aproveitar as horas do Brasil. Vamos falar mais sobre isso adiante.

Ao traçar o perfil do profissional, eles dizem o caminho que ele deve seguir. Algumas vezes é necessário voltar para a escola e estudar mais um pouquinho. Mas na maioria das vezes o profissional é validado sem que ele precise voltar para a escola, apenas com as horas e com a experiência.

Licença nos principais estados

Já comentamos aqui que cada estado tem suas leis, suas regras e com a área da beleza não é diferente. Cada estado lida com isso de uma forma. Então vamos falar como se regularizar nos principais estados.

Flórida

A Flórida aceita horas do Brasil para você se regularizar. Mas se você for diretamente do Brasil para a Flórida com o seu certificado do Brasil, certamente você terá que passar pela escola porque o estado da Flórida pede um documento específico de uma escola onde diga que você está apto para exercer a profissão e diga a sua quantidade de horas…

Mas quando você vai na escola, independente de você ter 2 mil horas, 3 mil horas, eles sempre vão dizer que você tem que voltar a estudar. Eles não vão simplesmente te dar um papel dizendo que você está liberado para tirar sua licença, eles vão querer que você estude e vão cobrar o curso. Aí fazendo o curso, tem que fazer a prova para alguns tipos de licenças (cosmetologia, massagem). A barbearia na Flórida é a única que você consegue trazer suas horas do Brasil e qualificar a barbearia sem a prova, não precisa da escola. Porém, a escola que você estudou no Brasil ela precisa ser de fato uma escola reconhecida (o que é muito difícil no Brasil). Eles só aceitam o certificado se ele vier diretamente da escola para o departamento deles. Então é muito difícil que você consiga uma escola que seja registrada e que esses escritórios aceitem esse certificado.

Quando o certificado através do Conselho do Brasil eles aceitam diretamente a qualificar o barbeiro para a licença de barbearia. Então a única licença na Flórida que é possível fazer diretamente do Brasil sem ter intermediários de escola é a barbearia.

New York

Porém, existe uma maneira regular e legal de qualificar este profissional para que ele não precise fazer a prova, como no caso de cosmetologia e não precise passar pela escola novamente para fazer a prova como no caso da manicure, por exemplo.

Como? Tirando a licença primeiro por New York. Mesmo você morando fora de New York, é possível tirar a licença lá. O profissional da beleza pode tirar a licença nos 50 estados se ele quiser. É claro que de acordo com a regulamentação daquele estado e se o estado vai aceitar seu status imigratório (alguns aceitam e outros não), mas você pode fazer uma coleção de licenças. Então não precisa do endereço de um residente no estado, pode ser o seu endereço mesmo que fica em outro. Lembrando que cada estado pede coisas diferentes e é preciso pagar taxas e traduções, então tirar licença em vários estados vai da sua escolha e necessidade.

Ou seja, tem estados que não aceitam as horas do Brasil, mas aceitam a transferência de outro estado. New York aceita horas do Brasil, então é só se licenciar por New York e depois transferir para o estado que você quiser. Então New York abre as portas para os outros estados, inclusive para a Flórida, de forma LEGAL e regular, de acordo com o que a lei diz.

Além de New York ser um estado Santuário, ser a terra da beleza, eles liberam licença para estrangeiros porque é um estado que recebe muito turista e alguns cursos exigem que o aluno seja licenciado. Não precisa de Tax ID nem de Social Security. Se você não tiver o Tax ID, você só vai explicar para eles o porque você não tem, como por exemplo, dizer que é estrangeiro e está indo fazer um curso que precisa da licença, ou dizer que você chegou a pouco tempo e ainda não tirou o Tax ID ou Social… ou seja, você escreve e especifica a sua situação do porque você não tem o Tax ID e eles liberam a licença mediante a uma explicação.

Observação: em New York é tudo lindo para se licenciar, mas não para massagem. Porque massagem em New York é considerado como se fosse uma faculdade, na Flórida, por exemplo, massagem é um curso técnico, mas em New York não. Então para se licenciar em massagem em New York não é fácil. Outra área que é difícil em New York também é a barbearia. Então nesses casos é preciso pegar algum caminho por outro estado, como a Flórida por exemplo. Aí é possível se licenciar pela Flórida e depois transferir para New York, se quiser ter a licença do estado de New York. Somente essas duas profissões são mais difíceis em New York, mas de resto, todas é possível qualificar o profissional sem a necessidade de fazer a prova.

Califórnia

O medo da maioria é a prova da Califórnia, mas se você tiver 3 anos de licença de New York você não precisa fazer a prova na Califórnia.

New Jersey

Até pouco tempo, New Jersey não aceitava horas de países que não possuem um setor de licença como os EUA (Brasil por exemplo está fora). Então esse profissional precisava voltar para a escola mesmo que tivesse 20 anos de experiência, além do Social Security.

Mas o governador de New Jersey liberou para algumas licenças que pudessem tirar a licença somente com o Tax ID e vão começar a aceitar horas do Brasil como a barbearia na Flórida.

Um conselho aos profissionais de New Jersey: façam primeiro por New York e depois transfira, vai ser muito mais fácil. Porém, eles também tem a regra de que para se livrar da prova, tem que ter 3 anos de licença. Fazendo a prova, você pode solicitar por New York de imediato. Mas mesmo com fazendo a prova, ainda é mais fácil do que fazer todo o processo do zero por New Jersey. Porque New Jersey olha cada detalhezinho de horas e caso eles achem alguma horinha que não se encaixa, eles te mandam de volta para a escola e toda vez que você volta para a escola, é sinal de que vai ter que fazer a prova.

Massachusetts

Em Massachusetts funciona da mesma forma, é indicado tirar primeiro em New York e depois solicita Massachusetts através da licença de New York. Dessa forma o profissional é qualificado sem precisar fazer a prova em Massachusetts.

North Caroline

North Caroline não aceita horas de fora do país, então um profissional da beleza nesse estado teria que obrigatoriamente voltar para a escola. PORÉM, eles aceitam a transferência de outro estado, ou seja, se licencia por New York e depois transfere para North Caroline.

South Caroline

South Caroline aceita horas do Brasil, mas tem que fazer a prova, não tem jeito. Tem que ter Green Card, tem que ter Social. Então precisa já ser residente no país para poder se licenciar.

Georgia

A pessoa também tem que fazer a prova, tem que ter Green Card, tem que ter Social. Então precisa já ser residente no país para poder se licenciar.

Quanto custa para me licenciar?

Em New York a licença custa em torno de US$1500 dólares. Desse valor, uns US$200 ou US$300 é taxa do office que está te auxiliando, o restante é de traduções, documentações do conselho, filiação do conselho… então fazendo com uma empresa ou fazendo sozinho, os gastos são bem parecidos. E com a empresa você não tem tanta dor de cabeça como teria se fizesse sozinho.

É um valor alto, mas nada comparado a um curso de cosmetologia por exemplo que em New York custa US$20.000 dólares, você pagando em torno de US$1500 para tirar sua licença aproveitando suas horas do Brasil valem muito mais a pena.

Dicas finais

As regulamentações dos estados mudam bastante, de ano em ano, então fique sempre ligado e converse com uma empresa de assessoria de licença, eles podem te informar certinho que caminho você pode tomar de acordo com o seu perfil profissional.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo