IMIGRAÇÃO

Dicas para passar na entrevista do visto americano

Como agir e como não agir na entrevista do Consulado

Quando se pretende tirar um visto americano, deve-se saber que uma das etapas, senão a mais importante, é a entrevista no Consulado. Essas dicas estão voltadas para o visto de turista, o mais comum. Caso seja um outro tipo de visto, como o visto de trabalho, então a entrevista pode ser um pouco mais demorada, com algumas perguntas a mais. Então, tudo depende do tipo de visto que você pretende tirar. Mas, em geral, é assim:

Como agir e como não agir na entrevista do Consulado

Depois de ter preenchido a sua DS-160 e marcado a sua entrevista, vá ao Consulado.

Documentação

Leve com você:

  • A página de confirmação impressa de todos os formulários de visto que você preencheu na internet, bem como o agendamento da entrevista;
  • Leve também seu passaporte original, seus documentos de identidade pessoais (sua identidade, carteira de motorista, cpf, certidão de nascimento… por precaução leve tudo!);
  • Leve seu ultimo imposto de renda, o extrato bancário dos ultimos 3 meses, seu contracheque ou holerite também dos ultimos 3 meses;
  • Declaração de faculdade ou graduação caso você estude; e
  • Certidão de casamento caso você seja casado.

Horários

Chegue cedo! Estando lá com mais tempo, te dá a oportunidade de se familiarizar com o local. Se tranquilizar, não ficar suado e nem nervoso. Isso também evita que você se perca no meio das perguntas. E isso é muito importante! Manter a tranquilidade na hora de responder as perguntas que te farão. Não fique nervoso, ou apreensivo. Eles têm câmeras para todos os lados, e se estiver inquieto quando te observarem, já marcarão um ponto negativo. Mantenha a pose de quem sabe exatamente o que está fazendo.

Primeira fila – segurança

Chegando lá, você passará por uma fila de segurança antes de realmente entrar no Consulado. Eles irão recolher alguns objetos antes da sua entrada. Portanto, não leve nada que você não precisa. Nada que contenha metal (como cinta, câmera fotográfica, não pode levar celular, desligado ou não) já que lá tem detector de metais e você precisa retirar tudo que tem nos bolsos para mostrar a um segurança.

Segunda fila – encaminhamento ao Consul

Depois da fila do segurança, você será direcionado a uma segunda fila, onde vão te encaminhar para o Consul que vai lhe atender.

Dica: Deixe os documentos a mãos, entre uma fila e outra, vão te pedir documentos como passaporte, então agilize.

Terceira fila – a entrevista

Na terceira fila, uma menor onde as pessoas vão indo ser atendidas, você conseguirá ouvir as entrevistas das outras pessoas. Alguns ficam ainda mais nervosos quando escutam algum visto sendo negado, mas seja esperto! Escute e fique atento no que os entrevistadores encontram erro e repare em como as pessoas que tem seus vistos aprovados agem.

Possíveis perguntas

Eles podem te fazer as seguintes perguntas:

  • O que você vai fazer nos Estados Unidos?
  • Você tem algum parente que mora nos Estados Unidos?
  • Onde você trabalha? Há quanto tempo você está no seu emprego?
  • Qual é o seu salário?
  • Quanto tempo você pretende ficar nos Estados Unidos?
  • Você tem bens no Brasil?*

*Os entrevistadores só querem ter certeza de que você vai para os Estados Unidos e vai voltar para o Brasil.

Dica: Não fale NADA além do que te perguntarem.

Aparência

Não exagere na roupa, isso vale tanto para mais quanto para menos. Não precisa de terno e gravata (ao menos que você vá trabalhar depois), mas também não precisa ir desleixado, de qualquer jeito. Vá casual, seguro.

Fique atento!

Só mostre o documento caso você seja solicitado pela pessoa que está te entrevistando. Exemplo: se a pessoa perguntar quanto você ganha, diga a ela quanto você ganha. Só mostre seus extratos e holerites se ela pedir!

Não entre em contradição

Todas as informações vão estar na cara do entrevistador, isso porque você já respondeu no formulário DS-160 e ele tem esse formulário ali! Não responda nada que não esteja no formulário ou ele desconfiará de você. Não minta e não entre em contradição. Se eles perceberem que tem alguma coisa errada, que você entrou em contradição com alguma informação, ou que você está mentindo, com certeza vai colaborar para que o seu visto não seja aprovado. Apenas seja coerente.

Por fim…

Viu? Não é um bicho de sete cabeças. Vá tranquilo. Depois dessas fases eles vão te dizer se seu visto foi aprovado ou não. Caso seja, eles te desejarão boa viagem! Seu passaporte ficará retido e você receberá ele com seu visto depois. Caso não seja aprovado, tente uma próxima vez. Mas, lembre-se: terá que pagar a taxa da DS-160 novamente, ela não é reembolsável.


Veja Também:

 

 

 

 

Tags
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos Relacionados

Close