VIDA NA AMÉRICA

Escolas para crianças e adolescentes em Massachusetts

Saiba mais sobre as escolas publicas em Massachussets

Está pensando em matricular o seu filho em uma escola em Massachusetts? Então é necessário entender como elas funcionam primeiro. As escolas dos Estados Unidos são diferentes das escolas brasileiras. Tanto o ensino, como as grades, ou o calendário… tudo muda! No Brasil, o início do ano letivo é depois do Carnaval, fim de fevereiro ou começo de março. Já nos Estados Unidos, é o oposto. O ano letivo começa no fim de agosto ou começo de setembro. As férias são em julho e agosto. Além do spring break e winter break, que são duas semanas de recesso após a Páscoa e um intervalo perto do Natal. Até os 18 anos todos são chamados de crianças em MA, então quando dizemos crianças, estamos nos referindo a crianças e adolescentes.

Documentos para a matrícula

  • Histórico escolar;
  • Carteirinha de vacinação;
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência.

Para matricular seu filho na escola o seu histórico escolar deve ser traduzido. Isto é para provar que ele já tenha algum ensino. E a carteirinha de vacinação, que também é obrigatória, deve estar traduzida. Caso não possua, providencie. Além de passaporte válido e comprovante de residência (pode ser um contrato de locação ou uma conta de luz, por exemplo). Tem que estar no seu nome e possuir um endereço.

Localização da escola

Muitas pessoas pensam que morar perto da escola é a melhor opção, já que assim elas podem ir a pé por uma curta distância. Entretanto, essa não é a melhor opção. Dentro de um raio de 2 milhas ao redor da escola, no estado de Massachusetts, entende-se que a criança não precisa do ônibus escolar. Portanto, morar muito perto da escola pode ser ruim, já que as crianças não poderão se beneficiar do ônibus. Isso é extremamente preocupante no inverno, já que o frio é grande e neva bastante, e ir andando para a escola é bem difícil.

Portanto, na hora de matricular o seu filho em uma escola é necessário prestar bem atenção na localização. Ou escolha uma bem perto, mas bem perto mesmo a ponto de chegar rapidamente andando. Ou então mais distante do que essas duas milhas. Quando o inverno chega o ônibus faz muita falta. E se as crianças passam muitos dias consecutivos faltando a escola (devido ao inverno ou não) alguém irá cobrar. O ensino é obrigatório e as crianças devem estar na escola.

Além disso, vale lembrar para quem vai morar na região da escola, que quanto melhor for a escola do bairro, mais caros serão os alugueis.

Dica: caso não tenha filhos e não precise utilizar a escola, opte por distritos onde as escolas têm notas mais baixas. Assim, o valor a ser pago pelo imóvel diminui. 

Divisão das grades 

Elementary School: de 5 a 11 anos;

Kindergarden (jardim de infância) – Idade: 5-6

1st grade – Idade: 6-7
2nd grade – Idade: 7-8
3rd grade – Idade: 8-9
4th grade – Idade: 9-10
5th grade – Idade: 10-11

Middle School: de 11 a 14 anos;

6th grade – Idade: 11-12
7th grade – Idade: 12-13
8th grade – Idade: 13-14

High School: de 14 a 18 anos.

9th grade (Freshman) – Idade: 14-15
10th grade (Sophomore) – Idade: 15-16
11th grade (Junior) – Idade: 16-17
12th grade (Senior) – Idade: 17-18

A Elementary School e Middle School juntas, formam o que chamamos de ensino fundamental no Brasil. Já a High School, é equivalente ao ensino médio. Mas, nos EUA o ensino médio tem 4 anos, e não 3 como acontece no Brasil.

A importância do inglês nas escolas

Para entrar na High School o inglês do aluno deve ser satisfatório. Então mesmo que a criança chegue com idade para entrar na High School, pode ser que entre na Middle School até conseguir acompanhar. Em Massachusetts, todas as escolas tem uma aula específica para aprendizagem do inglês. Geralmente há alunos de vários países nessa aula, especialmente para aprender a língua do país.

Transporte escolar

Os ônibus costumam pegar a criança na frente de casa ou em um ponto muito próximo à residência. Então se os pais precisarem sair não precisam se preocupar, principalmente se for um adolescente. As crianças pegam o ônibus pertinho de casa ou na porta de casa e se deslocam até a escola. Esse serviço é gratuito. Mas, lembrem-se: caso resida muito próximo à escola, não terá direito ao ônibus. Apenas se morar a mais de 2 milhas da escola.

Material escolar

Material escolar nos EUA é muito barato. Não precisa se preocupar em gastar muito. Tudo nos EUA é realmente muito barato comparado ao tanto que é gasto no Brasil. O material completinho fica em torno de $60 dólares. O salário mínimo de Massachusetts é $11/h, então não dá nem um dia completo de trabalho para pagar o material. Sem contar que a qualidade de tudo é excelente.

As melhores escolas de Massachusetts

Lexington High School
251 Waltham St, Lexington, MA 02421, EUA

Cambridge Rindge & Latin School
459 Broadway, Cambridge, MA 02138, EUA

Newton North High School
457 Walnut St, Newton, MA 02460, EUA

4° Wellesley Senior High School

50 Rice St, Wellesley Hills, MA 02481, EUA

Acton-Boxborough Regional High School
36 Charter Rd, Acton, MA 01720, EUA

Brookline High School
115 Greenough St, Brookline, MA 02445, EUA

Newton South High School
140 Brandeis Rd, Newton Centre, MA 02459, EUA

Boston Latin School
78 Avenue Louis Pasteur, Boston, MA 02115, EUA

Weston High School
444 Wellesley St, Weston, MA 02493, EUA

Wayland High School
264 Old Connecticut Path, Wayland, MA 01778, EUA

Escolas com grande quantidade de brasileiros

Massachusetts Academy of Math & Science (Worcester, MA)
Natick High School (Natick, MA)
Framingham High School (Framingham, MA)
Malden High School (Malden, MA)
Barnstable High School (Hyannis, MA)
Pioneer Charter School of Science (Everett, MA)
Marlborough High School (Marlborough, MA)
Somerville High School (Somerville, MA)

O legal de frequentar as escolas com uma grande quantidade de brasileiros é que o aluno não fica tão deslocado. Assim, não ficará sem a panelinha de amigos, já que a maioria fala inglês. Mas ter amigos brasileiros pode fazer o aluno deixar de ter interesse em aprender inglês. É necessário conversar bastante com os pequeninos.



Veja Também:

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar