INTERCÂMBIOVIDA NA AMÉRICA

Escolas nos EUA – Educação para crianças e adolescentes

Saiba mais sobre os documentos necessários, transporte escolar e adaptação de alunos estrangeiros

Se você está de mudança para os Estados Unidos pensa em matricular seus filhos, é bom ficar bem informado sobre as escolas nos EUA. Aqui tem tudo o que você precisa saber. Como são divididas as séries, como funciona o transporte, documentos necessários e mais. As escolas nos EUA para crianças e adolescentes são diferentes das escolas do Brasil. O calendário é diferente, o ensino é mais rígido, as grades são divididas de outra forma e o ensino médio tem um ano a mais… tudo muda!

No Brasil, o início do ano letivo é depois do Carnaval, fim de fevereiro ou começo de março. Já nos Estados Unidos, é o oposto. O ano letivo começa no fim de agosto ou começo de setembro. As férias são em julho e agosto. Além do spring break e winter break, que são duas semanas de recesso após a Páscoa e um intervalo perto do Natal.

É importante deixar anotado que as punições para quem não tem seus filhos matriculados na escola são severas, vão de multas até a perda da guarda da criança. Então é extremamente importante que seus filhos estejam devidamente matriculados.

Pode matricular o filho na escola com Visto de Turista?

Escolas nos EUA
Escolas nos EUA

É possível, mas é preciso analisar. Por que um turista iria matricular o filho na escola? Muitas pessoas estão tendo problemas com isso. Elas ficam por 6 meses no país, matriculam seus filhos na escola enquanto isso, trabalham e moram nos EUA até seu visto vencer (não aplicam para a mudança de status). Depois disso, voltam para o Brasil, ficam por duas semanas e retornam aos EUA para ficar por mais 6 meses “legalmente”.

Entretanto, a imigração não é cega. Ela vê que o seu filho foi matriculado e isso pode atrapalhar a sua reentrada nos EUA futuramente. Já que, para matricular uma criança na escola, é preciso um comprovante de residência. Esse comprovante, prova que você mora naquele local. E se o turista está morando no país, ele não é mais turista. Portanto, um turista que mora, trabalha e tem os filhos na escola, não está agindo de acordo com o visto. Isso é errado!

Se você quer colocar os seus filhos na escola e não ter nenhum problema com a imigração, pode optar por tirar o Visto de Estudante F1 e colocá-los como dependentes F2. Aí sim! Porque turista não estuda. Pode matricular a criança com visto de turista? Pode, ele irá ser matriculado! Mas é errado.

A Flórida, por exemplo, está enfrentando um problemão ultimamente. Como muitos estrangeiros vêm de todos os lados (legalmente ou não) e matriculam seus filhos nas escolas públicas, elas estão ficando sobrecarregadas. Devido a isso, pode ser que exista uma fila de espera para matricular a criança na escola. Por outro lado, existem várias opções de escolas privadas no estado. Se você ainda está pensando no processo e em todos os gastos, vale a pena pensar no assunto. Uma parte das escolas privadas tem algum tipo de vinculação com igrejas.

Como as séries são divididas nas Escolas nos EUA

Elementary School

Escolas nos EUA: Elementary School
Elementary School

De início, tem o jardim de infância. Ele vai dos 5 aos 6 anos da criança. O Kindergarden (jardim de infância) está incluído na Elementary School, que é a primeira parte do ensino americano. A Elementary School é dos 5 anos até os 11, e as séries são divididas dessa forma:

1st grade – Idade: 6-7
2nd grade – Idade: 7-8
3rd grade – Idade: 8-9
4th grade – Idade: 9-10
5th grade – Idade: 10-11

Comparando com o Brasil para ter um melhor entendimento, a Elementary School é equivalente ao Ensino Fundamental. Geralmente, nessa fase da vida, as crianças conseguem absorver o inglês muito mais rapidamente do que os outros alunos mais velhos. Um adolescente por exemplo, tem mais dificuldade de aprender o inglês e se encaixar na escola do que as crianças, já que com essa idade, tem mais facilidade e são uma “esponja” para aprendizagens.

Middle School

Escolas nos EUA: Middle School
Middle School

Depois da Elementary School, vem a segunda parte do ensino que é a Middle School. Ela é para as crianças de 11 a 14 anos e nessa parte, os alunos já são preparados para entrar na High School, que é o Ensino Médio brasileiro. A Middle School é como se fosse o nosso Ensino Fundamental 2, que vem antes do Ensino Médio.

6th grade – Idade: 11-12
7th grade – Idade: 12-13
8th grade – Idade: 13-14

High School

Escolas nos EUA: High School
High School

Nos Estados Unidos, o Ensino Médio (High School) tem duração de 4 anos, e não 3 como acontece no Brasil. Para os alunos que já foram matriculados desde pequenos na Elementary School ou Middle School fica mais fácil a adaptação a High School. Já que foram se acostumando a forma de ensino e principalmente o inglês. Mas, para aqueles que chegam para entrar direto no ensino médio, é mais difícil.

Se o adolescente já tiver o inglês, ótimo! Mas se for um brasileiro que só fala português, como vai entrar na escola e acompanhar os ensinos mais avançados sem nem ao menos falar a língua e entender os livros? Pode acontecer dele entrar na Middle School para justamente aprender o básico do inglês e conseguir acompanhar os outros alunos quando chegar na High School. Se ele chegar com uns 16 anos, por exemplo, irá terminar a High School com 20 anos.

9th grade (Freshman) – Idade: 14-15
10th grade (Sophomore) – Idade: 15-16
11th grade (Junior) – Idade: 16-17
12th grade (Senior) – Idade: 17-18

Fizemos um artigo completo sobre o Ensino Médio dos EUA, saiba mais clicando aqui.

A importância do inglês nas escolas

Para entrar na High School o inglês do aluno deve ser satisfatório. Então mesmo que a criança chegue com idade para entrar na High School, pode ser que entre na Middle School até conseguir acompanhar. Em Massachusetts, todas as escolas têm uma aula específica para aprendizagem do inglês. Geralmente há alunos de vários países nessa aula, especialmente para aprender a língua do país.

Adaptação dos alunos estrangeiros nas escolas nos EUA

Na Middle School e Elementary School geralmente tem alguns programas para adaptação dos alunos estrangeiros, já na High School esses programas não são tão presentes. Existe sim algumas escolas que, na High School, fazem de tudo para que os estrangeiros se encaixem bem. Mas, é um pouco mais difícil de achar escolas com esses programas. Middle School e Elementary School são melhores para adaptação.

Inserir um adolescente sem inglês na High School também não é legal por outro ponto. Os outros alunos que estão estudando juntos desde o início do ensino já tem suas “panelinhas”, já formaram seus grupos de amigos. Entrar de supetão em um grupo já é difícil no Brasil, imagina nos EUA sem entender do que eles estão falando. Mas, de qualquer forma, oriente seus filhos a vencerem os obstáculos da vida. Tudo isso é apenas mais uma etapa a ser vencida.

Quais os documentos necessários

Os documentos necessários para matricular uma criança em Escolas nos EUA, pode variar de acordo com a instituição escolhida. Eles também podem variar de acordo com o condado em que a escola está situada. Na maioria das vezes, os documentos são:

  • Comprovante de Residência (proof of residency in school zone): no ensino público, o seu endereço irá determinar em qual escola seu filho irá estudar. Isso porque, as escolas são divididas por região. O comprovante pode ser um contrato de locação, uma conta de luz; desde que esteja em seu nome e possua um endereço;
  • Exame Admissional (proof of physical examination): a criança deve passar por um exame clínico nos EUA e o médico irá emitir um “exame admissional” para determinar que ela está em boa saúde;
  • Carteira de Vacinação (immunizations): a carteira de vacinação deve estar em inglês (pode ser traduzida por algum profissional na função);
  • Histórico Escolar: o histórico deve ser traduzido, eles irão comparar o ensino e ver onde, em que série, a criança irá começar.
  • Certidão de Nascimento (proof of date of birth);
  • Passaporte.

Transporte Escolar

O transporte escolar nos EUA é gratuito. Para as crianças que moram muito próximo às Escolas nos EUA (menos que duas milhas) pode deixar de ter direito ao ônibus, mas a maioria tem! Eles podem pegar as crianças na frente de casa ou em algum ponto bem próximo, então os pais não precisam se preocupar. Uma vez dentro do ônibus, a criança se torna responsabilidade do estado. Quando um ônibus escolar para na rua, uma plaquinha do lado é levantada e todos os carros da rua precisam parar. Enquanto o ônibus estiver parado, os carros devem ter atenção dobrada e redobrada! Enquanto as crianças não estiverem todas seguras dentro do ônibus, os carros não podem seguir seus cursos.

Dica: Quanto melhor a escola, ou seja, quanto melhor as notas dos alunos na escola, mais caro será o aluguel em volta dela. Então, se você não tem filhos e não precisa das escolas, é interessante escolher um bairro onde as escolas não sejam tão boas. Assim, pagará menos pela moradia.

Localização da escola

Muitas pessoas pensam que morar perto das escolas nos EUA é a melhor opção, já que assim elas podem ir a pé por uma curta distância. Entretanto, essa não é a melhor opção. Dentro de um raio de 2 milhas ao redor da escola, no estado de Massachusetts, entende-se que a criança não precisa do ônibus escolar. Portanto, morar muito perto da escola pode ser ruim, já que as crianças não poderão se beneficiar do ônibus. Isso é extremamente preocupante no inverno, já que o frio é grande e neva bastante, e ir andando para a escola é bem difícil.

Portanto, na hora de matricular o seu filho em uma escola é necessário prestar bem atenção na localização. Ou escolha uma bem perto, mas bem perto mesmo a ponto de chegar rapidamente andando. Ou então mais distante do que essas duas milhas. Quando o inverno chega o ônibus faz muita falta. E se as crianças passam muitos dias consecutivos faltando a escola (devido ao inverno ou não) alguém irá cobrar. O ensino é obrigatório e as crianças devem estar na escola.

Além disso, vale lembrar para quem vai morar na região da escola, que quanto melhor for a escola do bairro, mais caros serão os aluguéis.

Dica: caso não tenha filhos e não precise utilizar a escola, opte por distritos onde as escolas têm notas mais baixas. Assim, o valor a ser pago pelo imóvel diminui.
Dica 2: Veja como é o Custo de vida em Massachusetts

Material escolar

Material escolar nos EUA é muito barato. Não precisa se preocupar em gastar muito com escolas nos EUA. Tudo nos EUA é realmente muito barato comparado ao tanto que é gasto no Brasil. O material completinho fica em torno de $60 dólares. O salário-mínimo de Massachusetts é $11/h, em NYC é $15/h, então não dá nem um dia completo de trabalho para pagar o material. Sem contar que a qualidade de tudo é excelente.

Saiba mais sobre o Salário nos Estados Unidos aqui.

Como encontrar boas Escolas nos EUA?

Procure qual é o ZIP CODE do lugar que você quer morar, depois insira esse número na busca deste site: greatschools.org. Esse site mostra as escolas no mapa e as notas de cada uma. Ao clicar em uma das escolas, aparece mais informações sobre ela, como quantidade de imigrantes, nacionalidade dos estudantes, quantidade de alunos com deficiência, raça, mais informações sobre as notas e mais. Também dá para acessar o site da escola por ali. Inclusive, não é incomum encontrar escolas que tem mais porcentagem de imigrantes do que de nativos americanos.

As melhores escolas de Massachusetts

  • Lexington High School
    251 Waltham St, Lexington, MA 02421, EUA
  • Cambridge Rindge & Latin School
    459 Broadway, Cambridge, MA 02138, EUA
  • Newton North High School
    457 Walnut St, Newton, MA 02460, EUA
  • 4° Wellesley Senior High School
    50 Rice St, Wellesley Hills, MA 02481, EUA
  • Acton-Boxborough Regional High School
    36 Charter Rd, Acton, MA 01720, EUA
  • Brookline High School
    115 Greenough St, Brookline, MA 02445, EUA
  • Newton South High School
    140 Brandeis Rd, Newton Centre, MA 02459, EUA
  • Boston Latin School
    78 Avenue Louis Pasteur, Boston, MA 02115, EUA
  • Weston High School
    444 Wellesley St, Weston, MA 02493, EUA
  • Wayland High School
    264 Old Connecticut Path, Wayland, MA 01778, EUA

Escolas com grande quantidade de brasileiros

  • Massachusetts Academy of Math & Science (Worcester, MA)
  • Natick High School (Natick, MA)
  • Framingham High School (Framingham, MA)
  • Malden High School (Malden, MA)
  • Barnstable High School (Hyannis, MA)
  • Pioneer Charter School of Science (Everett, MA)
  • Marlborough High School (Marlborough, MA)
  • Somerville High School (Somerville, MA)

O legal de frequentar Escolas nos EUA com uma grande quantidade de brasileiros é que o aluno não fica tão deslocado. Assim, não ficará sem a panelinha de amigos, já que a maioria fala inglês. Mas ter amigos brasileiros pode fazer o aluno deixar de ter interesse em aprender inglês. É necessário conversar bastante com os pequeninos.


Perguntas frequentes


As escolas nos EUA ensinam em inglês?

Sim, o inglês é a língua predominante de ensino nas escolas nos EUA. No entanto, existem escolas bilíngues ou programas de ensino de inglês para estudantes que não falam inglês como primeira língua.

As escolas nos EUA oferecem educação religiosa?

As escolas públicas nos EUA não podem oferecer educação religiosa, mas algumas escolas privadas são afiliadas a uma religião e podem oferecer instrução religiosa como parte do currículo.

As escolas nos EUA oferecem programas de intercâmbio para estudantes internacionais?

Sim, muitas escolas nos EUA oferecem programas de intercâmbio para estudantes internacionais. Esses programas podem ser de curto prazo ou de um ano letivo completo e permitem que os estudantes experimentem a cultura americana e estudem em uma escola americana.

Como funciona a alimentação das escolas nos EUA?

As escolas nos EUA geralmente oferecem programas de alimentação escolar, incluindo café da manhã e almoço. Esses programas podem ser gratuitos ou subsidiados para estudantes de baixa renda. As refeições são geralmente fornecidas na escola ou podem ser entregues em casa.


VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Filipe Almeida

Empresário, CEO do grupo MAIS USA. Descobri o marketing em 2002, desde então tenho estado envolvido de alguma forma. Atuo ativamente servindo a Comunidade Brasileira nos Estados Unidos. Minha missão é contribuir da melhor forma com nossa comunidade e deixar um legado em nossa história.
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: