IMIGRAÇÃO

Formas legais de conseguir o Green Card

United States Permanent Resident Card

Todos os anos, os brasileiros embarcam no sonho de viver nos Estados Unidos e partem para a América. Porém, não é só decidir e ir. Para conseguir viver legalmente por lá, é preciso muito mais do que força de vontade e determinação. Você terá que conseguir um visto, que pode ser temporário, para estudar, trabalhar ou passear. Mas, também existe o visto permanente, o famoso Green Card, que te permite trabalhar e residir, legalmente, nos EUA.

Green Card (United States Permanent Resident Card) é um cartão emitido pelo governo americano que funciona como um visto permanente. A única restrição para o portador do documento, é que ele não pode passar muito tempo fora do país, ficar muito tempo sem retornar aos EUA. Caso aconteça, poderá perder o Green Card.

Maneiras de conseguir o Green Card

  • Casamento – Você pode conseguir o Green Card casando-se com um americano. Mas tem que ser verdadeiro! Caso seja um casamento arranjado ou comprado justamente para conseguir o visto permanente, pode te causar uma grande dor de cabeça. Eles são facilmente detectados pelas autoridades americanas e é considerado crime federal. Então, se você tiver muita sorte, isto pode acontecer naturalmente e, em pouco tempo, você terá o seu documento.
  • Parentes com cidadania americana – Caso você tenha um parente próximo (pais, filhos) com cidadania americana, ele pode requerer o seu Green Card. Ele será o patrocinador (sponsor)/responsável por você nesse processo.
  • Empregador – Algumas pessoas conseguem trabalho antes mesmo de se mudar para os Estados Unidos. Neste caso, o empregados pode ajudar o empregado a conseguir o documento. Ele só tem que provar que a contratação do brasileiro é essencial para a empresa. Com o visto de trabalho em mãos, o empregado pode requerer o Green Card.
  • Investimento – Brasileiros que tenham recursos financeiros o suficiente, poderá optar pelo investimento. Nesse caso, ele terá que abrir uma empresa e investir de 500 mil a 1 milhão de dólares, dependendo do índice de desemprego na cidade e empregar um mínimo de 10 americanos ou cidadãos legais.
  • Exército.

Como conseguir o Green Card

Caso você esteja nos Estados Unidos

1ª Opção: 

A pessoa interessada em obter o Green Card deve preencher um formulário chamado Form I-485 (Solicitação de Registro de Residência Permanente ou Atualização de Estado).

Enquanto o cidadão americano deve preencher o formulário chamado Form I-130 (Solicitação para parentes estrangeiros).

2ª Opção:

O cidadão americano deve preencher o formulário Form I-130 para você e este deve ter sido aprovado ou estar pendente;

Após você receber o Form I-797 (Notificação de Ação), informando que o formulário I-130 foi recebido ou aprovado pelo órgão responsável, então você pode preencher o formulário Form I-485. Ao enviar este formulário para o órgão responsável, você deverá enviar, também uma cópia do formulário Form I-797, que recebeu.

Nota: Você poderá enviar o Form I-485 a qualquer momento, desde que o Form I-130, enviado pelo cidadão americano, não tenha sido negado!

Caso não esteja nos Estados Unidos

Você poderá obter a residência permanente por meio do processamento consular. É importante entender que, independente da situação, você terá que ter alguém responsável por você, que será seu sponsor.

Seu sponsor deverá fazer a petição ou solicitação de imigração e enviar para o Serviço de Imigração (USCIS). O formulário a ser preenchido dependerá da categoria (familiar, empregatícia, investimentos) em que você se enquadra para ter direito ao Green Card.

Vínculo Familiar – O sponsor terá que preencher o formulário Form I-130.

Empregador – O sponsor deverá preencher o formulário Form I-140 (Solicitação para Trabalhador Estrangeiro).

Investimento – O formulário é o Form I-526 (Solicitação de Imigração para Empreendedor Estrangeiro).

Após o formulário ser preenchido e enviado para o Serviço de Imigração (USCIS), você deverá aguardar a resposta ao seu pedido. Se ele for negado,  o USCIS informará a razão e se você poderá insistir. Caso seja aprovado o Serviço de Imigração (USCIS) enviará a solicitação aprovada para o National Visa Center (NVC) que deverá emitir um número de visto para você.

Aguarde a notificação do National Visa Center (NVC)

O National Visa Center  informará a você e ao seu sponsor (você não precisa entrar em contato):

  • Quando a petição/solicitação foi recebida
  • Quando o número de visto de imigração está prestes a ser liberado;
  • As taxas de processamento de visto e imigração; e
  • Se será necessário enviar alguma documentação complementar.
Entrevista

Depois da entrevista (que o escritório consular vai marcar) vai ser decidido se você receberá ou não seu Green Card.

Visa Packet

Você receberá no seu endereço um pacote chamado “Visa Packet”. Ele conterá informações a respeito do seu processo de solicitação do visto de imigração. Este pacote só deve ser aberto pelo serviço de imigração, não abra!

Ao chegar nos EUA, você deverá entregar o seu “Visa Packet” para o serviço de imigração. Os funcionários da alfândega irão te inspecionar e, caso eles não encontrem nada de errado, você será admitido como residente permanente nos Estados Unidos, podendo viver e trabalhar legalmente no País.

Green Card

Você receberá o seu Green Card pelo correio.

Obs: Se isto não ocorrer no prazo de 45 dias contados da sua chegada ao País, você deverá telefonar para o USCIS National Customer Service Center (1-800-375-5283) ou ir diretamente ao escritório local. Caso você prefira ir ao escritório, é necessário agendar a sua visita por meio do Infopass.

Se seu sonho é viver nos Estados Unidos, desejamos boa sorte e muita persistência!


Veja Também:

 

Tags
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos Relacionados

Close