TURISMO

Ilha de Martha’s Vineyard

Conheça o destino preferido de milionários e celebridades ao sul de Massachusetts

Martha’s Vineyard é uma ilha de enorme beleza natural localizada a leste dos EUA. Fica a menos de três horas de Boston. Esse lugar turístico é queridinho dos ricos e famosos, além de atrair visitantes do mundo inteiro. Já recebeu diversos presidentes americanos como John Kennedy, Bill Clinton e Barack Obama durante as férias. Com 231 km² e sete quilômetros do continente, a única maneira de ter acesso à ilha é por meio de barco, avião ou helicóptero.

O local possui pequenas cidades encantadoras e uma rica historia de povos indígenas americanos. Com uma pequena população de 15 mil habitantes, a Ilha recebe mais de 100 mil visitantes todos os anos durante o verão. A alta temporada vai de julho a setembro, época das férias escolares americanas. A maioria das pessoas contratam guias, através de pacotes turísticos, assim podem administrar bem o tempo e conhecer os principais pontos turísticos da ilha.

As seis cidades que compõem a ilha são: Edgartown, Oak Bluffs, Vineyard Haven, West Tisbury, Chilmark e Aquinnah. Partindo de Woods Hole, a viagem até Martha’s Vineyard dura aproximadamente 45 minutos.

História

A história de Martha’s Vineyard remonta a cerca de 3.000 anos, quando as tribos Wampanoag habitavam a ilha. Eles se estabeleceram nas áreas costeiras e subsistiam da pesca, caça e coleta de frutos do mar e plantas silvestres. A ilha era chamada de Noepe pelos Wampanoags.

Em 1641, o explorador inglês Thomas Mayhew comprou a ilha dos Wampanoags e a colonizou com colonos britânicos. Ele fundou a cidade de Edgartown e estabeleceu uma indústria de pesca de baleias, que se tornou uma parte importante da economia da ilha no século XVIII.

Durante a Revolução Americana, Martha’s Vineyard se tornou um importante centro de comércio marítimo e um refúgio para corsários americanos. No século XIX, a ilha se tornou um destino popular para turistas em busca de um refúgio tranquilo à beira-mar.

A economia de Martha’s Vineyard mudou significativamente no século XX, quando a ilha se tornou um centro de veraneio para as famílias ricas e famosas. A ilha atraiu celebridades como Jacqueline Kennedy Onassis, que tinha uma casa lá, bem como presidentes americanos, como Bill Clinton e Barack Obama, que escolheram a ilha para suas férias de verão.

Hoje, Martha’s Vineyard é um destino turístico popular que oferece uma rica mistura de história, cultura e beleza natural. A ilha continua a atrair visitantes de todo o mundo, que vêm desfrutar de suas praias, paisagens deslumbrantes, eventos culturais e culinária local.

O que conhecer em Martha’s Vineyard?

O que conhecer em Martha’s Vineyard
O que conhecer em Martha’s Vineyard

 A Ilha reúne centenas de quilômetros de praias paradisíacas, além dos pequenos vilarejos que encantam pela beleza. O lugar é extremamente protegido e empresas como Mc Donald’s e Burguer King, por exemplo, são proibidas de se instalar na ilha, como medida de proteção a influências externas.

Não há necessidade de utilizar carro na Ilha, já que a maioria das lojas, restaurantes e hotéis se concentram nos pequenos centros e arredores das cidades. É possível explorar Martha’s Vineyard de táxi, ônibus, bicicleta ou até mesmo a pé. Os passeios guiados costumam levar os visitantes a todos os principais pontos turísticos da ilha. Entre eles:

Edgartown

Edgartown é a primeira das seis cidades da Ilha. Lá existem diversas mansões, pertencentes a empresários muito importantes dos Estados Unidos. A região já foi muito rica em meados do século 19, na época de caça as baleias. Atualmente a pequena cidade é repleta de pousadas, lojas e ótimos restaurantes. O farol da cidade é muito utilizado como cenário para casamentos ao ar livre. E é em Edgartown que o Beatle Paul McCartney possui uma casa de veraneio.

South Beach

A praia de South Beach fica em Edgartown. É uma das praias públicas mais badaladas da Ilha e é a típica praia que vemos nos filmes americanos. Com um gramado em uma colina, mais abaixo um belo mar azul, areia branquinha e até as tradicionais torres de Salva Vidas. A praia possui uma parte com águas mais tranquilas e mar calmo e outra com ondas mais agitadas, onde principalmente os surfistas costumam frequentar.

Além de South Beach, Martha’s Vineyard também possui várias outras lindas praias, como Menemsha Public Beach. Praia muito limpa com águas calmas.

Oak Bluff e a Ponte do Tubarão

Próximo a Edgartown fica uma vila chamada Oak Bluff. Lá tem uma atração muito famosa chamada a “Ponte do Tubarão”. A ponte ficou famosa após aparecer nas gravações do filme Tubarão, onde o tubarão passa por baixo dessa ponte. Ela atrai visitantes e fãs do filme, do mundo inteiro.  A vila Oak Bluff é encantadora, possui gramados verdinhos e as casas são todas de madeira e pintadas com cores muito vivas. São conhecidas como “Gingerbread Houses” (casas de biscoito). Uma vertente bem peculiar da arquitetura vitoriana, com detalhes únicos representados por toda a cidadezinha. A bela e famosa praia Inkwell é uma atração à parte em Oak Bluffs.

Chilmark

A vila de pescadores chamada Chilmark faz parte das paradas obrigatórias na visita à ilha. É onde algumas cenas do famoso filme Tubarão (jaw) foram gravadas. A praia tem areia dourada e muitos barcos de pescadores.  É o local onde os visitantes conseguem admirar o mais belo por do sol de Martha’s Vineyard.

Gay Head ou Aquinnah

Esta área da Ilha é linda, tem um farol de tijolos vermelhos, a areia também é dourada e há varias casas de madeira que formam uma paisagem digna de filme americano. Do mirante de Gay Head é possível ter vistas incríveis da Ilha. A pequena cidade é conhecida por seus penhascos de argila que se erguem da costa. Outra atração também é Moshup Beach, logo abaixo dos penhascos. A praia não é oficialmente de nudismo, porém, diversas pessoas costumam curtir o local sem roupa nenhuma.

Cemitério

Na Ilha existe um cemitério muito charmoso, que acabou se tornando também um dos pontos turísticos do lugar. É onde está enterrado o famoso ator Jin Belushi. Normalmente durante os passeios guiados são informados diversos detalhes e curiosidades sobre o cemitério.

Vineyard Haven

É em Vineyard Haven que fica o principal porto de entrada para a Ilha. É também uma das mais turísticas cidades de Martha’s Vineyard. Possui um distrito cultural muito diversificado e divertido. É onde você vai encontrar o The Black Dog Tavern, restaurante mundialmente famoso. A cidade conta ainda com dois cinemas: o Martha’s Vineyard Film Center, localizado no Tisbury Marketplace e o Martha’s Vineyard Playhouse que oferece peças ao vivo, poesia e diversas exposições durante todo o ano.

Onde comer na Ilha de Martha’s Vineyard

Muito conhecida por ser o local onde celebridades e milionários passam as férias, a Ilha de Martha’s Vineyard acaba ficando mais agitada como centro turístico na época do verão. A ilha possui muitos restaurantes e é muito conhecida pelos fantásticos frutos do mar. Mas a grande demanda de turistas nos meses mais quentes faz com que a gastronomia local seja bem diversificada, atendendo a todos os gostos.

Restaurantes famosos em Martha’s Vineyard

  • State Road Restaurant

O State Road Restaurant é considerado um dos melhores restaurantes da Ilha. Oferece um menu sazonal, com frutos do mar frescos e ingredientes  locais, cultivados em fazendas da região e até mesmo na própria horta do restaurante.

Endereço: 688 State Rd, West Tisbury, MA

  • Cozinha Red Cat

O Red Cat conta com um cardápio de comida fresca além de uma linda decoração bem peculiar. O Menu é bem diversificado e oferece pratos mais simples, como o White Burguer, até comidas mais sofisticadas como o bacalhau envolto em presunto com batatas batidas. O ambiente é descontraído, com fotografias, objetos vintage e pinturas de artistas locais como Traeger di Pietro e Rez Williams.

Endereço: 14 Kennebec Avenue, Oak Bluffs

  • Lucky Hank’s

Localizado em uma antiga residência charmosa em Edgartown, o Lucky Hank’s serve comida caseira em um ambiente aconchegante. Um de seus maiores sucessos são o potinho de lagosta ou os figos pretos recheados com queijo azul.

Endereço: 218 Upper Main St da Lucky Hanks, Edgartown.

  • The Black Dog Tavern

O famoso restaurante The Black Dog Tavern existe desde os anos 70. Com lindas vistas a beira-mar, o local conta com uma decoração diferente, que remete ao oceano. O cardápio oferece especialidades, como saladas, sanduíches e frutos do mar. Um prato muito popular é o Fish and Chips, servido em uma grande porção.

Endereço: 20 Beach Street Extension, Vineyard Haven.

  • Nancy’s Restaurant

O conhecido restaurante foi fundado em 1960 e ficou famoso por servir alguns dos melhores frutos do mar na Vila Oak Bluffs. O local se divide na Snack Bar Nancy, localizado no nível do solo com uma janela rápida Take out e o Nancy’s Restaurant no andar de cima. A área do restaurante é completa, possui longe, bar e varanda. No menu é possível encontrar frutos do mar frescos e fritos, assim como os deliciosos rolos de lagosta e anéis de cebola cortados à mão. O restaurante oferece lindas vistas panorâmicas à beira mar e também do pôr do sol na área de jantar ao ar livre.

Endereço: 29 Lake Avenue, Oak Bluffs.

Onde se hospedar em Martha’s Vineyard

Onde se hospedar em Martha’s Vineyard
Onde se hospedar em Martha’s Vineyard

Em Martha’s Vineyard há diversos hotéis e pousadas, que variam das mais modestas até as mais luxuosas. A Ilha oferece uma acomodação perfeita para os visitantes, não é atoa que é um dos lugares mais procurados do país durante as férias de verão. Veja as principais opções para se hospedar na Ilha:

  • Pequot Hotel, em Oak Bluffs

O Pequot Hotel existe há mais de 75 anos e é um dos hotéis mais tradicionais da Ilha. Com uma localização privilegiada, fica a um quarteirão da praia e a quatro quadras do Ferry. Possui uma decoração clássica e espaços aconchegantes, exalando o charme e tradição em Martha’s Vineyard.

Preço: Diárias a partir de US$279.

Endereço: 19 Pequot Avenue, Oak Bluffs

  • Charlotte Inn, em Edgartown

O Charlotte Inn representa todo o requinte da Nova Inglaterra.  O hotel é decorado com obras de arte, antiguidades inglesas, roupas de cama luxuosas e lindas flores frescas. Sua elegância e hospitalidade remetem ao romantismo de uma época passada. Os jardins e as salas de estar do Charlotte Inn lembram uma mansão inglesa. Há ainda o restaurante Terrace que conta com um cardápio requintado, uma culinária americana clássica e ingredientes sazonais de origem regional e local.

Preço: A partir de US$450 por noite.

Endereço: 27 South Summer Street, Edgartown

  • Mansion House Inn, em Vineyard Haven

Os quartos do Mansion House Inn variam de suítes de luxo com varandas com vista para Vineyard Sound e quartos mais simples, porém igualmente confortáveis, com vista para a vila. O Hotel oferece academia e ainda conta com um Spa que recebe os hospédes e também pessoas de fora, mediante agendamento.

Preço: As diárias são a partir de US$99 no inverno, US$179 na primavera e outono e US$309 durante o verão.

Endereço: 9 Main Street, Vineyard Haven

  • Beach Plum Inn & Restaurant

O Hotel oferece acomodações com Bangalôs, quartos e casas particulares. É um ótimo local para quem deseja fugir da agitação das grandes cidades e aproveitar a tranquilidade da Ilha.  Possui também um restaurante onde é servido café da manha durante a temporada. Oferece também academia, quadras de tênis, equipamentos de praia, entre outros serviços. Além de lindas vistas à beira mar.

Preço: O Hotel aceita reservas de no mínimo duas noites, que saem a partir de US$580.

Endereço: 50 Beach Plum Lane, Chilmark

Como Chegar em Martha’s Vineyard

Como Chegar em Martha’s Vineyard

A ilha de Martha’s Vineyard é um lugar mágico, verdadeiro paraíso beira mar que não pode deixar de ser visitado. Para chegar à Ilha, você pega uma balsa de Woods Hole, em Cape Cod e cerca de duas horas de carro ao sul de Boston. A viagem dura aproximadamente 45 minutos. Verifique antes os horários e preços do Ferry, pois acaba variando de acordo com veículos e passageiros.


Perguntas frequentes


O que é Martha’s Vineyard?

Martha’s Vineyard é uma ilha localizada no estado de Massachusetts, na costa leste dos Estados Unidos. A ilha é conhecida por suas belas praias, paisagens deslumbrantes e rica história cultural.

Como chegar em Martha’s Vineyard?

A ilha é acessível por balsa ou avião. Existem balsas que partem de várias cidades em Massachusetts, como Woods Hole, Falmouth e Hyannis. Além disso, o aeroporto regional de Martha’s Vineyard tem voos regulares de várias cidades do país.

Quando é a melhor época para visitar Martha’s Vineyard?

A melhor época para visitar Martha’s Vineyard é durante os meses de verão, de junho a agosto, quando as temperaturas são quentes e as atividades ao ar livre estão em pleno andamento. No entanto, a primavera e o outono também podem ser ótimas épocas para visitar, pois a ilha é menos movimentada.

O que fazer em Martha’s Vineyard?

Martha’s Vineyard oferece uma ampla variedade de atividades, desde caminhadas e passeios de bicicleta até a visitação de faróis históricos e museus culturais. A ilha também é conhecida por suas praias, onde os visitantes podem nadar, surfar ou simplesmente relaxar na areia.

Onde ficar em Martha’s Vineyard?

Martha’s Vineyard oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis de luxo a pousadas aconchegantes e aluguel de casas. As principais áreas para se hospedar incluem Edgartown, Oak Bluffs e Vineyard Haven.


VEJA TAMBÉM:

 

Mostrar mais

Filipe Almeida

Empresário, CEO do grupo MAIS USA. Descobri o marketing em 2002, desde então tenho estado envolvido de alguma forma. Atuo ativamente servindo a Comunidade Brasileira nos Estados Unidos. Minha missão é contribuir da melhor forma com nossa comunidade e deixar um legado em nossa história.
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: