IMIGRAÇÃOTURISMO
Tendência

Imigração nos EUA: Entrevista no Aeroporto Americano

Saiba tudo sobre como se portar na entrevista e as perguntas que serão feitas

Você está pensando em ir viajar para os Estados Unidos? Saiba que além da entrevista do consulado, tem mais uma entrevista no aeroporto americano. Se está com receio da imigração nos EUA, este artigo é para você!

As pessoas geralmente pensam que a entrevista no consulado para conseguir o visto é a única entrevista para se passar na hora de ir para os EUA, mas não é bem assim. Depois de tirar o visto, isto é, depois de passar pela entrevista do visto e ter ele aprovado, terá outra entrevista no aeroporto quando estiver em solo americano. Depois de ter comprado a passagem, subido no avião e viajado até os EUA, terá a imigração esperando por lá nos aeroportos americanos. 

A entrevista no aeroporto americano é muito parecida com a entrevista do visto, eles só querem confirmar todos os dados que você já disse para o cônsul e que colocou na DS-160. O problema, é que muitas vezes as pessoas ficam nervosas e acabam se confundindo e respondendo alguma coisa errada, e isso pode custar a entrada nos EUA. A imigração nos EUA, aquela que fica no aeroporto americano, pode te mandar de volta para o Brasil, dessa forma, do mesmo jeito que você foi, você volta, sem reclamar.

As perguntas são em inglês, então é preciso estar bem atendo, acordado, para responder tudo certinho. Todo cuidado é pouco na hora de passar pela imigração nos aeroportos. A entrada nos Estados Unidos é toda cheia de burocracia e para quem vai sozinho e pela primeira vez, pode gerar um pouco de preocupação. Os processos estão cada vez mais rígidos.

Em todos os aeroportos americanos, todos devem passar pela entrevista na imigração pelos agentes do CBaP – U.S. Customs and Border Protection (órgão do governo americano que controla a entrada e a saída nos Estados Unidos). Para passar por essa etapa, você já deve ter passado pela Emissão do Passaporte, Preenchimento da DS-160 e Entrevista no Consulado para a Emissão do Visto.

Mas não fique preocupado! Mantenha sempre a calma e siga os procedimentos que dará tudo certo. Aqui, está o passo a passo – desde o avião até a entrevista no aeroporto – para você já se preparar. Preste bem atenção e não terá problema algum em entrar nos Estados Unidos.

O processo desde a entrada no avião até sair do aeroporto dos Estados Unidos é simples, mas requer atenção. Resumidamente, você vai desembarcar do avião, passar pela imigração, pegar sua bagagem e sair do aeroporto:

  1. Desembarque: Quando você desembarca do avião, você será direcionado para a área de imigração no aeroporto.
  2. Imigração: Na imigração, você precisará apresentar o seu passaporte e preencher um formulário de imigração que será entregue pela companhia aérea ou disponibilizado online. Além disso, o oficial de imigração fará algumas perguntas básicas sobre o motivo da sua viagem, onde ficará hospedado e quanto tempo você pretende ficar nos Estados Unidos.
  3. Coleta de bagagem: Após passar pela imigração, você precisará coletar sua bagagem na esteira. Certifique-se de verificar a tela de informações de voo para saber em qual esteira sua bagagem será entregue.
  4. Alfândega: Depois de pegar sua bagagem, você passará pela alfândega, onde precisará declarar qualquer item que esteja trazendo para os Estados Unidos. Caso seja necessário, o oficial de alfândega pode pedir para verificar sua bagagem.
  5. Saída do aeroporto: Depois de passar pela alfândega, você estará pronto para sair do aeroporto e começar sua viagem nos Estados Unidos! Você pode encontrar um táxi ou usar outros serviços de transporte público disponíveis no aeroporto.

É importante lembrar que o processo pode variar um pouco dependendo do aeroporto e do seu status de visto. Por exemplo, se você estiver viajando com um visto de estudante, pode ser necessário passar por uma verificação adicional na alfândega. No entanto, esses passos acima são geralmente os principais que você precisará seguir. Confira abaixo algumas dicas pra você aproveitar a viagem!

Escolha do visto

O primeiro passo, é definir o tipo de visto necessário. Ninguém entra nos EUA sem ter um visto, a não ser aqueles que atravessam a fronteira ilegalmente, mas isso é errado e pode gerar muitas complicações! Então escolha seu visto e faça tudo dentro da lei.

Se você vai a trabalho, terá que tirar um visto de trabalho (H2A ou H2B). Se vai para um estudo específico, é o visto de estudante. Se vai para turismo, é o visto de turismo. Não adianta tirar o visto de turismo e querer morar ou estudar nos EUA que só vai bagunçar tudo e dificultar sua entrada. Faça tudo certinho para não ter complicações. Para cada finalidade tem seu tipo de visto. Saiba quais são os Tipos de Visto Americano.

Avião e formulário CBP-6059B

Avião e formulário CBP-6059B
Avião e formulário CBP-6059B

Mais ou menos no meio para o fim da viagem, os comissários de bordo te entregarão o formulário CBP-6059B (declaração de alfândega). Ele deverá ser entregue preenchido durante a entrevista no aeroporto. Caso o formulário seja inglês e você não tenha familiaridade com a língua (se a companhia aérea for brasileira  o formulário será entregue em português), pergunte ao comissário sobre o formulário em português ou espanhol. Geralmente sempre tem um formulário alternativo em outra língua para ajudar.

Aproveite o tempo livre da viagem e preencha o formulário com muita atenção. São perguntas simples, mas guarde as bem respostas na memória e responda tudo honestamente. Não deixe para preencher na fila da imigração. Não rasure ou rabisque nenhum campo do formulário. Caso tenha preenchido algo errado, chame o comissário de bordo e solicite um novo.

Se você está viajando com um familiar ou mais, preencha apenas um formulário. Coloque todos os nomes dos viajantes que estão com você. Quando você for passar na imigração (importante) apresente apenas esse formulário com o nome de todos os familiares e entre na entrevista no aeroporto com todos que constam na declaração. Caso esteja viajando com outra pessoa que não tenha nenhum grau de parentesco com você, terá que seguir para a entrevista individualmente e se o oficial perguntar com quem está viajando, informe verbalmente sobre esse acompanhante.

O formulário CBP-6059B é conhecido como “Declaration Form” ou “Formulário de Declaração”. Ele é usado pelos viajantes que chegam aos Estados Unidos para declarar quaisquer bens ou itens que estejam trazendo consigo que possam estar sujeitos a restrições ou impostos.

No formulário, você precisará fornecer informações sobre o seu nome, data de nascimento, endereço nos Estados Unidos (se aplicável), país de residência, detalhes do seu voo e uma lista de bens que está trazendo consigo. É importante declarar corretamente todos os itens que você está trazendo, incluindo alimentos, bebidas, produtos agrícolas, medicamentos, dinheiro em espécie e quaisquer outros itens que possam estar sujeitos a restrições.

Ao chegar nos Estados Unidos, você precisará entregar o formulário de declaração para um oficial de alfândega durante o processo de inspeção da alfândega. O oficial pode fazer perguntas adicionais sobre os bens que você está trazendo ou pode inspecionar sua bagagem para garantir que tudo esteja em conformidade com as leis e regulamentos dos Estados Unidos. Por isso, é importante preencher o formulário de declaração com cuidado e precisão.

Desembarque no aeroporto americano

Desembarque no aeroporto americano
Desembarque no aeroporto americano

Ao desembarcar do avião retire todos seus pertences do seu bagageiro. Deixe em local de fácil acesso o CBP – 6059B (preenchido corretamente) junto com o seu passaporte.

Os aeroportos de Nova York (JFK ou Newark) são gigantescos com muitos terminais. São muitas pessoas juntas, saindo para voos e chegando das viagens. Então preste atenção e não perca tempo. Oriente-se sempre com as sinalizações para seguir até o controle de imigração. Ou siga o fluxo das pessoas, porque todos os passageiros são obrigados a passar por esse procedimento. Todos os passageiros são encaminhados para a fila da imigração, antes de pegar as malas e passarão pelas mesmas filas.

Se precisar ir ao banheiro, aproveite para ir antes de pegar a fila. O tempo de espera pode ser longo.

Fila da imigração

Quando você desembarcar terão duas filas. Uma será destinada para os cidadão que são americanos (US Citizens), a outra para os visitantes (All Other Passports ou Visitors) e os brasileiros. A fila é sempre gigantesca, já que junta muitos passageiros de muitos voos. Mas não se preocupe, é tudo muito organizado. E sempre tem alguns funcionários onde você poderá tirar suas dúvidas. Ela pode ser demorada, pois todos que desembarcam devem, necessariamente, fazer a entrevista no aeroporto. Mas fique tranquilo, com certeza você terá a resposta no mesmo dia.

Como fazer os procedimentos serem mais rápidos?

Entrevista no aeroporto: Como fazer os procedimentos serem mais rápidos
Como fazer os procedimentos serem mais rápidos?

Existem algumas formas de fazer com que seja mais rápido o seu atendimento após a fila. Dentre eles, já fique com seu passaporte e formulário preenchido na mão, passagem de volta, voucher do hotel, seguro-viagem, carro e caso esteja de chapéu, retire-o.

  • Tenha em mãos seu passaporte e o formulário (devidamente preenchido);
  • Fique atento para não perder tempo na fila errada, olhe as sinalizações.
  • Deixe o formulário na página do visto americano.
  • Deixe de fácil acesso todos os documentos que comprovem sua viagem, tais como: passagem de volta, voucher do hotel, seguro-viagem e carro;
  • Não utilize em hipótese alguma nenhum aparelho eletrônico, nem pense em fotografar o local;
  • Evite conversar ou falar alto;
  • Evite atitudes suspeitas como nervosismo, inquietude, ficar olhando muito para cima, ficar muito escondido atrás da multidão… qualquer coisa que chame a atenção da segurança. O ambiente é monitorado e de rígida segurança;
  • É proibido fumar no local;
  • Na sala da imigração também é proibido comer;
  • Bonés ou chapéus devem ser retirados da cabeça para a entrevista no aeroporto.

Entrevista no aeroporto

A entrevista no aeroporto é rápida, dura sempre em média de 3 minutos. Você deverá aguardar o chamado na linha amarela. Atente-se ao chamado do oficial ou a orientação do funcionário que controla a fila já que os agentes ficam um pouco escondidos na cabine. Aguarde o chamado na linha amarela e não avance sem anunciarem a sua vez. Quando chegar a sua vez, vá e entregue ao oficial da imigração o formulário preenchido na folha do seu visto americano e o passaporte.

É importante que você saiba falar inglês ou espanhol, isso tornará muito mais fácil e rápida a sua entrevista no aeroporto. Claro que nem todos são familiarizados com a língua, por isso, se for o seu caso, diga educadamente ao oficial da imigração que não compreende, que fale devagar ou que fale em espanhol, uma vez que é uma língua mais próxima do português. Se mesmo assim você não conseguir compreender, será solicitado um intérprete. Eles estão acostumados com turistas.

Algumas perguntas serão feitas a você. Essas perguntas fazem parte da entrevista no aeroporto, a fim de saber quem é você, de onde veio, para onde vai, quanto tempo ficará no país, qual o motivo da sua ida, qual trabalho você terá, se está sozinho, quanto de dinheiro carrega com você, entre outras.

Quais são as perguntas feitas pela Imigração nos EUA nos Aeroportos?

As perguntas da imigração não fogem muito a regra. Aqui estão algumas clássicas e algumas variações de respostas.

May I see your passport and form, please? (Posso ver seu passaporte e formulário, por favor?)
– Here they are. (Aqui estão.)

How long are you staying?(Por quanto tempo você pretende ficar?)
– I’ll be staying for… (Ficarei por…)

Where are you coming from? (De onde você vem?)
– I’m from Brazil. (Sou do Brasil.)

What’s the purpose of your visit? (Qual o propósito da sua viagem?)
– I’m here on business. (Estou a trabalho), ou I’m here on vacation (estou aqui em férias), ou I’m here to visit relatives (Estou aqui para visitar parentes), ou I’m here to study (estou aqui para estudar).

How much money do you carry with you? (Quanto dinheiro você carrega com você?)

Diga o valor em dinheiro vivo compatível com o que você gastaria com o tempo que vai ficar na cidade.
Se carregar pouco dinheiro, complemente que tem mais um valor X no cartão de crédito.

Where will you be staying? (Onde você vai ficar/ se hospedar?)
– I’ll be staying at a hotel. (Ficarei em um hotel.) / I’ll be staying at a friend’s house. (Ficarei na casa de um amigo.)

Which city is your final destination? (Qual cidade será seu destino final?)
– It’s … (É…)

What’s your job? (Qual é seu trabalho?)
– I’m a/ an… (Sou…)

Have you been to the USA before? (Você já veio aos EUA antes?)
– No, this is my first time. (Não, é minha primeira vez.)

Is anyone else traveling with you? (Tem mais alguém viajando com você?)

Os familiares deverão estar com você. Se for um amigo, diga “sim, ele está em outra cabine”.

Why are you traveling alone? (Por que você está viajando sozinho/a?)
– Because… (Porque…)

Dicas de imigração nos EUA

Tudo o que você disser na entrevista no aeroporto pode ser usado contra você. Então, preste bem atenção em como você responderá cada pergunta. Para isso, atente-se às perguntas feitas, mantenha calma para não responder nada errado e parecer nervoso, procure responder as mesmas coisas que respondeu na entrevista do consulado, tente ser paciente. Tente ficar tranquilo para não transparecer nervosismo e isso atrapalhar sua entrada no exterior. Responda objetivamente apenas o que foi solicitado. Não prolongue a entrevista mais que o necessário. Seja simples e prático. Caso o oficial peça, entregue-lhe mais documentos.

  • Só se dirija ao guichê quando o oficial chamar. Enquanto isso, permaneça comportado na linha amarela;
  • Se estiver com familiares, todos devem se dirigir juntos à cabine;
  • Mantenha a calma e preste atenção nas perguntas para não responder nada errado;
  • Evite conversar com seus amigos e familiares nesta etapa;
  • Mantenha a coerência nas respostas, lembre-se de tudo que você respondeu na entrevista do Consulado no Brasil, e não responda nada a mais do que foi solicitado. Direto e reto;
  • Não reclame e nem discuta com o oficial, isso pode custar a sua entrada nos Estados Unidos;
  • Nunca carregue mais que US$10,000 em dinheiro vivo.
  • Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento portado por você no país.

Caso ache necessário, o oficial lhe fará outras perguntas que estão fora desse roteiro. Mantenha a calma e responda o que ele perguntar. O importante é comprovar tudo o que falar, deixar claro suas intenções para com o país e sua viagem.

Após a entrevista

Quando a entrevista no aeroporto acabar, o atendente registrará suas impressões digitais no sistema e você deverá tirar uma foto. Seu formulário e passaporte serão carimbados para identificar a autorização de sua entrada no país de forma legal. Mantenha-os em suas mãos pois você deverá entregá-los para o oficial na saída do aeroporto.

Não fique esperando amigos e familiares em corredores. Combine antes um local de encontro. Lembre-se: qualquer atitude suspeita será motivo de novas perguntas e complicações.

Bagagens

Imigração nos EUA: Bagagens
Bagagens

Depois, você terá que pegar sua bagagem na “Baggage Claim”. Sua mala estará na esteira por onde passam todas as malas. Cada esteira terá a identificação correspondente à sua companhia, então procure pelo nome da viação que o levou até o local da entrevista com o oficial. Depois de pegar as malas, vá até a saída para passar pela última checagem. Pegue suas malas e vá para a saída, onde terá a ultima checagem.

Já sabe qual tipo de bagagem é permitida? Saiba mais sobre Bagagens em Viagens Aéreas para os Estados Unidos.

Na última checagem…

Esse é o mais simples dos procedimentos. Já deixe em mãos o formulário, o passaporte e o comprovante das malas (entregue no momento em que são despachadas) caso necessário. Nessa etapa, você terá que passar pelas autoridades da CBP. Pode acontecer da sua mala ser checada com um cão farejador, caso os policiais decidirem. Quando estiver com as autoridades da CBP, eles farão a você mais algumas perguntas, mas dessa vez, poucas. Elas são semelhantes às perguntas feitas pelo oficial.

Para pegar as malas, você deverá entregar o formulário e passaporte já carimbados. Não se esqueça de não usar boné nem chapéu, só coloque-o quando todos os procedimentos de entrevista acabar. Se tudo estiver certo, é só seguir até a saída do aeroporto. Depois disso, inspire o ar americano e seja feliz.

Pronto! Você já está prontíssimo para curtir a sua viagem sem preocupação com mais nada, além de decidir qual lugar visitar primeiro!


Perguntas frequentes


Quais documentos são necessários para a entrevista no aeroporto?

Os documentos necessários para a entrevista no aeroporto incluem um passaporte válido, um visto (se necessário), comprovante de fundos financeiros suficientes para a sua estadia, comprovante de reserva de hotel ou endereço de onde ficará hospedado, informações sobre a sua finalidade da visita e outros documentos que possam ser solicitados pelo oficial de imigração.

O que devo fazer para me preparar para a entrevista no aeroporto?

Para se preparar para a entrevista no aeroporto, é importante que você tenha todos os documentos necessários em mãos e que responda honestamente às perguntas do oficial de imigração. É recomendado que você esteja ciente das restrições e regras de imigração dos Estados Unidos antes de viajar para o país.

O que acontece se eu não passar na entrevista no aeroporto?

Se você não passar na entrevista no aeroporto, o oficial de imigração pode negar a sua entrada nos Estados Unidos e você será deportado. Caso isso aconteça, você terá que retornar ao seu país de origem imediatamente.

Posso ter um advogado presente durante a entrevista no aeroporto?

Embora não seja comum ter um advogado presente durante a entrevista de imigração, você tem o direito de consultar um advogado antes de viajar para os Estados Unidos. Se você sentir que seus direitos estão sendo violados ou precisar de assistência jurídica, você pode solicitar um advogado durante a entrevista de imigração.

O que devo fazer se tiver problemas na entrevista no aeroporto?

Se você tiver problemas durante a entrevista de imigração, deve manter a calma e cooperar com o oficial de imigração. Se você acredita que seus direitos foram violados, você pode entrar em contato com o consulado do seu país ou um advogado especializado em questões de imigração para obter assistência.


VEJA TAMBÉM:

 

Mostrar mais

Filipe Almeida

Empresário, CEO do grupo MAIS USA. Descobri o marketing em 2002, desde então tenho estado envolvido de alguma forma. Atuo ativamente servindo a Comunidade Brasileira nos Estados Unidos. Minha missão é contribuir da melhor forma com nossa comunidade e deixar um legado em nossa história.
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: