VIDA NA AMÉRICA

Você sabe como é um jogo de futebol americano?

Saiba mais sobre o esporte favorito dos americanos

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos e já começou a ganhar o resto do mundo. No Brasil já é notório o interesse pela liga profissional NFL (National Football League). Entretanto, muitas pessoas ainda se perguntam como funciona esse jogo.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Ao contrário do que pensam, o futebol americano não é resumido em violência. É preciso muita estratégia para conquistar o território adversário. Você pode se surpreender com a criatividade das jogadas dos atletas.

Campo

O campo de futebol americano é medido em jardas, cada jarda possui 0,9144 metros. Ele possui 120 jardas de comprimento e 53,5 jardas de largura (109,7 x 48,92 metros).

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

O campo do futebol americano é mais estreito e comprido que o campo de futebol do Brasil. Assim como a bola, que é oval. Nas extremidades do campo, se encontram as endzones (medindo 10 x 53,5 jardas) e as traves.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Objetivo

O objetivo do jogo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone adversária. É uma conquista de território. Mas, enquanto o jogador tenta avançar o campo até a endzone, os adversários tentam o impedir e por isso é preciso bolar estratégias.

Futebol Americano

No futebol do Brasil, quem decide quem começa com a bola é a moeda. No futebol americano não é diferente.

O time que começar com a bola, vai esperar recebê-la do time adversário através de um chute. É o chamado kickoff.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

O retornador é o responsável por receber a bola do time adversário. Depois de feito isso, ele tem duas opções: avançar para ter uma boa visão do campo ou então ajoelhar dentro da sua própria endzone e desistir. Se escolher a última opção, o time de ataque começará o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Enquanto o retornador avança com a posse da bola, o time adversário tenta derrubá-lo e os seus companheiros tentam protegê-lo. Lembrando que o objetivo é chegar na endzone adversária. Caso ele consiga, será um touchdown. Aí será a sua vez de chutar o kickoff para o time adversário.

Se conseguirem derrubar ele antes dele chegar na endzone, acontecerá a 1ª descida. O ponto em que ele foi derrubado será onde o ataque começará.

Ataque

O time terá a a equipe de ataque em campo. Eles terão que avançar 10 jardas (no mínimo) enquanto o time adversário tenta impedir. Tudo é planejado antes e eles sabem exatamente o que fazer.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Eles terão quarto chances para isso. Caso não consigam, perdem a posse da bola e é a vez do time inimigo colocar a equipe de ataque no gramado. Por isso, na maioria das vezes, eles tentam três vezes. Na quarta, chutam um punt para devolver a posse da bola pro outro time. Mas com o objetivo de devolver a posse em uma posição ruim do campo. Ou então tentam um field goal, que é lançar a bola até a trave e fazer um gol, se estiverem em uma distancia legal.

Como pontuar?

São 3 as formas de pontuar no futebol americano:

  • Touchdown – vale 6 pontos
  • Field Goals – vale 3 pontos
  • Safety – vale 2 pontos

Touchdown

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Touchdown nada mais é que entrar na endzone adversária com a posse da bola. Seja correndo até lá com a bola em mãos ou receber a bola estando lá dentro.

Nesse caso há como fazer pontos extras. O jogador pode chutar a bola na trave para receber mais 1 ponto ou então entrar novamente na endzone, fazendo 2 pontos.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Field Goals

Para executar um Field Goalkicker terá que chutar a bola até a trave e fazer um gol. Se conseguir, somará 3 pontos. Mas se errar, o time adversário pegará a posse da bola onde ele chutou para atacar.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Safety

O Safety é uma pontuação de defesa. Acontece quando se derruba o rival (tackle) ou quando o tira de campo dentro da própria endzone. Ou então forçar um intentional grounding, que é quando um quarterback passa a bola para não ser derrubado.

Além de fazerem dois pontos, nesse caso, o time ainda fica com a posse da bola.

Perda de posse da bola: fumble e interceptação

Fumble

É caracterizado como fumble quando o jogador solta a bola no meio de jogada. Aí a posse será de quem pegar primeiro. Se o ataque pegar a bola, a jogada continua onde ele pegou. Se a defesa pegar a bola, aí o ataque entra em campo onde a jogada foi encerrada.

Interceptação

Acontece a interceptação quando o passe é recebido pela defesa rival e não por um recebedor do seu próprio time. O jogador que recebe a bola precisa correr e tentar chegar até a endzone adversária e fazer um touchdown. Se ele for derrubado, o ataque vai começar bem ali.

Tempo de jogo

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos (como na imagem). Quando um jogador sai do campo com a bola na mão, o relógio para até que o árbitro (juiz) reposicione a bola. O tempo também é parado quando acontece pontuações ou quando o passe do quarterback não é completado.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Os juízes

A arbitragem tem 7 juízes. O principal usa boné branco e fica bem atrás do quarterback. Os outros 6 usam boné preto e ficam espalhados pelo campo.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Quando acontece alguma falta, o juíz joga um pano amarelo no chão. Depois avisam pelo microfone quem cometeu a falta e qual a punição.

Equipamento

Como há muito impacto entre os jogadores dentro do jogo, é preciso proteger o corpo para que não haja dano aos atletas. Então eles precisam usar capacetes, os protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Eles também possuem a opção de usar um protetor para as costelas.

Elenco

Os jogadores são em 53 atletas, no total. Mas só pode ter 11 jogadores no campo de cada vez. São 11 atletas no time de ataque, 11 no time de defesa e tem os especialistas, que entram em campo para os field goals, retornos, kickoffs e punts.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

As substituições dos times no campo são ilimitadas.

Ataque

Quaterback (QB)

O quaterback é responsável por passar a bola para os recebedores. Também precisa ficar de olho na defesa adversária para encontrar brechas e mudar as jogadas.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Running Backs (RB)

Eles recebem a bola do do quaterback e correm. Eles ajudam a controlar o jogo, protegem os quaterbacks e ajudam a confundir a defesa adversária.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Wide Receiver (WR)

Eles recebem o passe do quaterback e ganham o máximo de campo possível executando rotas pré-combinadas.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Outras posições

  • Tight End (TE) recebem a bola e também protegem os outros jogadores.
  • Center (C), Offensive Guard (OG) e Offensive Tackle (OT) – eles conseguem tempo ao quaterback, para passar a bola e fazer as corridas.

Defesa

Linebackers

Eles podem exercer duas funções:

  • outside linebacker – joga aberto e ataca as pontas da linha ofensiva adversária
  • inside linebackerocupa a parte central de campo e comanda os outros jogadores
*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Outros jogadores

  • Defensive End (DE) e Defensive Tackle (DT) – são jogadores da defesa que fecham o caminho e tentam chegar no quaterback adversário.
  • Cornerback (CB) – eles tentam impedir o passe do quaterback. Atrapalham os recebedores do outro time.
  • Safety (S) – eles marcam os passes do quaterback e chegam perto dos linebackers para parar as corridas dos running backs.

Kicker

Eles chutam os field goals e os kickoffs.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

Punter

O punter chuta a bola para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as 10 jardas para o down.

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

 

Como entender o jogo na televisão? 

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.

A NFL (National Football League)

A liga de futebol americano, chamada de NFL (National Football League) é dividida em duas conferências, sendo elas: NFC (National Football Conference) e AFC (American Football Conference). Cada conferência é dívida em 4 divisões: North, South, West e East.

Antes de começar a temporada regular, acontece a pré-temporada (de Agosto a Setembro). Nesse tempo, os times fazem amistosos para de testarem seus novos jogadores e novas formações para o início da temporada.

Logo após esse período, se inicia a temporada regular (Setembro a Dezembro). São 17 semanas de jogos, onde cada equipe tem 16 semanas de jogos e 1 de folga. Nesse período, uma equipe terá os seguintes jogos:

  • Enfrentará as outras 3 equipes de sua divisão, jogando em casa e fora;
  • Enfrentará todos as equipes de uma outra divisão de sua mesma conferência, sendo 2 jogos fora e 2 jogos em casa;
  • Enfrentará todas as equipes de uma divisão da outra conferência, sendo também 2 jogos fora e 2 jogos em casa;
  • e por fim, enfrentará as equipes de outras divisões da mesma conferência (exceto a divisão que já enfrenta na temporada) que terminaram na mesma classificação na última temporada.

Playoffs, Wild Cards e o Super Bowl

Ao final da temporada regular, inicia-se os Playoffs, onde são classificados automaticamente cada campeão de sua divisão e os Wild Cards (times que tiveram a melhor campanha, mas não ficaram em primeiro na divisão).

Na primeira rodada, 2 campeões de sua divisão descansam, enquanto isso, os outros 2 times campeões enfrentam os Wild Cards. Ao término dessa rodada, é feita a semifinal e a final da conferência, jogos únicos na casa do time com melhor campanha.

E assim, os dois campeões disputam o Super Bowl, onde sairá o time campeão da temporada. Sendo este, a final do campeonato e um dos eventos esportivos mais vistos no mundo.

 

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura.
*Texto por Laralice Vasques e Beto Melo. 


Veja Também:

 

 

 

 

Tags
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos Relacionados

Close