IMIGRAÇÃO

É possível levar meu animal de estimação para os EUA?

Como fazer para viajar com animais

Somente quem tem animal de estimação pode dizer o quanto eles são importantes. São considerados membros da família. Por esse motivo, muitas pessoas deixam de planejar viagens aos Estados Unidos, por não terem com quem deixar seus bichinhos. Pensando nisso, viemos esclarecer as dúvidas sobre viajar com o seu pet.

Afinal, é possível fazer uma viagem longa de avião com seu pet?

É possível sim. Porém existem algumas restrições e exigências para poder viajar com seu animal de estimação. Cada empresa aérea tem suas próprias regras de transporte de animais. E dependendo do país de destino, essas restrições podem ser maiores ou até mesmo, os bichinhos podem serem impedidos de viajar.

Então, antes mesmo de comprar as passagens, é importante consultar o regulamento de cada empresa aérea, para que você possa decidir qual será a melhor opção para você e seu animalzinho.

Viagem para os EUA 

As viagens destinadas a alguns países específicos não permitem que seu animal seja transportado como bagagem de mão. Não é o caso dos Estados Unidos. A maioria das empresas aéreas permitem que você viaje com seu gato ou cachorro na cabine junto com você. Mas para isso acontecer, pode depender do tamanho e peso do animal também. Para saber quais países tem restrições especiais que se aplicam a viagens com animais de estimação clique aqui.

As empresas aéreas, em sua grande maioria, possuem um peso permitido é de até 7 kg (incluindo a caixa transportadora), para que ele possa viajar na cabine. Isso se aplica a praticamente todas as empresas. Independente da forma como seu animal de estimação será transportado, seja na cabine, no porão ou como carga, você deverá ter os documentos de viagem e de vacinações exigidos.

Quais são os Procedimentos à serem tomados para viajar com seu animal, para os EUA

Para qualquer viagem de avião com seu pet, é necessário estar com a documentação que atesta o estado de saúde e a vacinação em dia do animal. Além, é claro, da caixa transportadora que o possibilite uma viagem em segurança e conforto.
Algo que impossibilitaria seu animal de viajar, é se caso ele possuir as doenças miíase e/ou leishmaniose. Isso o impossibilitaria viajar em qualquer compania aérea.

Passo a Passo à ser realizado antes da viagem

Passo 1

O primeiro passo é levar seu animalzinho ao veterinário para que ele avalie o estado de saúde dele. Emita um atestado, certificando que o pet se encontra apto para viajar e que não possui as doenças mííase (somente para cães) e leishmaniose, além de não apresentar sinais de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Este atestado precisa atender à validade e requisitos sanitários do país de destino. E também precisa estar de acordo com as especificações exigidas pelo Ministério da Agricultura (Modelo de Atestado segundo às especificações do Ministério da Agricultura).

Providencie também, a documentação adicional (ex: vacinas, tratamentos anti-parasitários, sorologia de raiva, etc.). Isso precisa ser feito com bastante antecedência para dispor de tempo suficiente para cumprir as exigências do país de destino. No caso de viagens aos Estados Unidos, você precisará providenciar a vacina no mínimo 30 dias antes, para que seu animal não precise ficar em quarentena assim que chegar no aeroporto do país.

Passo 2 

Com o Atestado emitido pelo veterinário e a carteirinha de vacinação prontos, o próximo passo é ir até o Ministério da Agricultura. Leve o atestado ao Ministério da Agricultura da sua cidade, para que eles emitam o CVI (Certificado Veterinário Internacional).

Passo 3

Caso não tenha escolhido ainda a compania aérea, escolha a que mais se adapte às suas necessidades. E consulte o regulamento da mesma para comprar a caixa transportadora de seu pet. Como já mencionado, cada empresa tem suas exigências. Após obter essas informações então, compre a caixa de transporte do seu animal. Abaixo estarão os links de todas as empresas aéreas que fazem voos internacionais Brasil x Estados Unidos.

Passo 4 

A maioria das empresas aéreas pedem que você ligue dias antes, comunicando que irá viajar com animal. Caso vá fazer um voo com escala, certifique-se primeiro se o animal poderá viajar nos dois vôos. Algumas empresas aéreas limitam o número de animais por voo. Por isso é melhor garantir a vaga dele, dias antes da viagem.

Exigências dos EUA para viajar com animais

Conforme citado acima, cada país tem suas exigências para entrada com animais. No caso dos Estados Unidos da América, os documentos exigidos são:
a) Idade mínima de 4 meses (para cachorros);
b) Atestado de saúde (emitido até 10 dias antes do embarque para gatos e cinco dias para
cães), contendo as declarações citadas acima;
c) Carteira de Vacinação
– Realização de vacinação contra raiva com pelo menos 30 dias antes do ingresso aos EUA;
– Cães adultos com mais de 15 meses de idade que tenham recebido vacina de raiva não antes
dos três meses de idade e que a vacina tenha expirado podem ser exportados aos EUA
imediatamente com o reforço da vacina, sem ter que aguardar os 30 dias.

Informações Gerais

  • Os gatos estão sujeitos às exigências locais de vacinação, bem como à inspeção no ponto de
    entrada para evidências de doenças que podem ser transmitidas para humanos;
  • Animais destinados ao estado do Hawaii e ao território de Guam estão sujeitos aos requisitos
    de quarentena desses locais.
  • Animais de raças usadas no manejo de animais (ex: Colies, “shepherds”) estão sujeitos à
    quarentena no local de entrada por tempo suficiente para determinar que os animais estão
    livres de endoparasitas, como por exemplo: Echinococcus granulosus.

(Dados retirados do site do Ministério da Agricultura, para saber mais clique aqui)

Raças de cães que não podem ser despachadas:

Na grande maioria das vezes não é aceito cães ou gatos braquicefálicos (com focinho achatado de qualquer tipo), como bagagem despachada. Algumas empresas aéreas, inclusive, tem a politica de não transportar essas raças  animais de nenhuma forma. Mas lembre-se: sempre consulte sua empresa aérea! Saiba quais são as raças de cachorros e gatos braquicefálicos clicando aqui.

Quais empresas aéreas fazem voo Brasil x Estados Unidos

Segue abaixo a lista das empresas aéreas que fazem vôos Brasil x Estados Unidos atualmente. E quais animais são permitidos no voo. Clicando em cada uma delas, você será redirecionado ao site das respectivas empresas onde tem todas as exigências de transporte de animais de acordo com suas regras e regulamentos.

  1. Aerolineas Argentinas – Permitido cachorros e gatos
  2. Aeromexico – Permitido cachos, gatos e aves
  3. Air Canada – Permitido cachorros e gatos
  4. American Airlines – Permitido cachorros e gatos
  5. Avianca – Permitido cachorros e gatos
  6. Azul Linhas Aéreas – Permitido cachorros e gatos
  7. British Airways – Não especificado quais animais são permitidos. Entre em contato por telefone
  8. Copa Airlines – Permitido cachorros e gatos
  9. Delta Airlines – Permitido cachorros, gatos e pássaros domésticos
  10. GOL – Permitido cachorros e gatos
  11. KLM – Royal Dutch – Permitido cachorros e gatos
  12. LATA(fusão da TAM Brasil e LAN Chile) – Permitido cachorros e gatos
  13. Lufthansa – Permitido cachorros, gatos, coelhos e lebres
  14. Swiss – Permitido cachorros, gatos, coelhos e lebres
  15. United – Permitido cachorros, gatos, coelhos e pássaros domésticos (exceto cacatuas)

Viajar com outros tipos de Animais

Todas as informações oferecidas sobre os voos comerciais das empresas aéreas, atualmente, são em relação à viagens com cães e gatos. E, em algumas outras, coelhos e pássaros domésticos. Para outros animais incomuns, a forma de transporte, ao que parece, deve ser feita via cargo. Você deve possuir Nota Fiscal para animais com comercialização controlada, Autorização do IBAMA para animais com comercialização controlada e para animais silvestres controlados por essa entidade. Saiba mais clicando aqui.


Veja Também:

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar