VIDA NA AMÉRICA

O que é GPA? – Estudando nos EUA

Se você pretende estudar nos Estados Unidos, certamente deve ter se deparado com a sigla GPA (grade point average). Se ainda não viu, continue lendo porque essa informação é importante e é bom entender como funciona. A GPA é a média de todas as notas do aluno de todas as matérias do High School, seu histórico escolar. Essa forma de calcular a média semestral de cada estudante é usada nas escolas e universidades internacionais. Então se você é brasileiro e quer estudar nos EUA, precisa saber a sua GPA, converter suas notas para o sistema americano. Vamos lá!

Como calcular a GPA?

Nos EUA, as instituições de ensino costumam usar letras para classificar o desempenho dos alunos. Os americanos já estão acostumados com esse termo desde a infância. É como nos filmes, o A simboliza uma nota boa e o F uma nota ruim e cada letra equivale a um número. As notas de F à A variam de 0 à 4. Como o ensino médio dos Estados Unidos tem duração de 4 anos e o ensino médio do Brasil dura 3, como já explicamos aqui, então é calculado o último ano do ensino fundamental também. A GPA transforma seu histórico em apenas uma nota.

Para você entender melhor, vamos dar um exemplo. Um aluno cursou 5 matérias: matemática, inglês, física, química e biologia. Ele deve então, para calcular sua GPA, somar as notas das 5 matérias e dividi-las por 5 (que é o número total de matérias).

Esse aluno, portanto, tem a GPA = 3,2. Como no sistema americano é de 0 à 4, esse é um bom aluno. A nota 3.2 é equivalente ao B+ (3.33).
Mas e no Brasil, que as notas variam de 0 à 10?

GPA – Brasileiros

Já que no Brasil as notas são de 0 à 10, é necessário converter para o sistema americano. Notas de 9 a 10 equivalem a letra A. Notas de 0 até 2,9 equivalem ao F. Basta comparar para saber as suas notas/letras.

Feito a conversão, terá a GPA de um brasileiro. Basta saber as exigências da universidade em relação aos candidatos. Cada universidade tem as suas exigências para aceitar o aluno. Quanto melhor ela for, mais rigoroso será o processo seletivo e maior deverá ser a GPA. Além disso, também há outros itens importantes na hora da admissão. Será levado em consideração o SAT ou ACT (testes de aptidão), cartas de recomendação de professores, e o para os estrangeiros, uma boa nota no exame de proficiência de inglês como TOEFL ou IELTS.

Um aluno que se destacar nas GPAs pode ser convidado a participar de uma Honor Society, organizações que reúnem um grupo seleto de ótimos alunos. Fazer parte de uma Honor Society gera um bom reconhecimento no mercado de trabalho.

Veja Também:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar