INTERCÂMBIO

O que é Intercâmbio? Entenda como funciona e saiba quais são os tipos de Intercâmbio

Intercâmbio no dicionário significa troca, e é exatamente isso! Pode ser uma troca, onde você viaja para os EUA e fica por um tempo, e um americano viaja para o Brasil, da mesma maneira. Ou pode ser apenas uma troca de cenário, troca de horizontes e vivências, onde você viaja e passa um tempo no exterior, vivendo e aprendendo, trabalhando e viajando. Fazer Intercâmbio significa sair da sua casa e ir para o exterior, ficar umas temporadas por lá.

Assim, há várias maneiras de fazer Intercâmbio. Existem diversos tipos de Intercâmbio. Há os Intercâmbios de ensino médio, Intercâmbios de idiomas, intercâmbios acadêmicos e intercâmbios profissionais. Um é especial para estudar, outro pode trabalhar e estudar, estudar e viajar, cursar idiomas, realizar trabalhos voluntários e por aí vai. Basta escolher o melhor tipo de Intercâmbio para você, para os seus interesses e buscar traçar objetivos.

Com o Intercâmbio você pode aprender outro idioma, e se já sabe, obter uma fluência. Você pode ganhar experiência, melhorar o seu currículo, ampliar os horizontes e aprender outras culturas. Com essa experiência, você também vai aprender a se virar sozinho, já que estar em outro país, fora da zona de conforto, te faz crescer muito! Você também fará novas amizades, irá conhecer muitas pessoas novas com muitas coisas à te ensinar. Também irá aprender a lidar com a distância e a saudade, e dará valor as pequenas coisas, como a família, a comida da mãe, um abraço… O Intercâmbio é realmente uma experiência única! Irá marcar a vida para sempre, e para melhor!

Estudar com Intercâmbio 

Com o Intercâmbio High School, aqueles que tem entre 14 e 19 anos podem frequentar o ensino médio nos EUA. Assim, eles não aprendem somente o idioma local, como também tem uma experiência única de conviver com os adolescentes americanos, com seus costumes e tradições, além de aprender junto com eles. Nesse tipo de Intercâmbio, o intercambista pode morar em algum alojamento ou ficar na casa de uma família americana, chamada host family. Saiba mais sobre as High School.

E também tem o Intercâmbio de Idiomas, onde você viaja para aprender o idioma local. Os brasileiros costumam aprender o inglês e o espanhol com o Intercâmbio de Idiomas. Nesse caso, o objetivo é aprender um idioma estrangeiro, levando de um mês a um ano para aprender. Mas não é apenas quem não fale nada do idioma que pode participar desse tipo de Intercâmbio, quem tem um nível mais alto também pode participar. É possível combinar os cursos e programas oferecidos por instituições de ensino superior.

Também é possível aliar o curso de idiomas com atividades extras. Praticar outra língua enquanto aprende esportes, artes, fotografia, culinária… Basta alinhar o seu objetivo e meta e escolher qual o melhor tipo de Intercâmbio para você. Ou seja, o curso de idioma pode ser em tempo integral (full-time) ou pode ser meio período (part-time), deixando horários disponíveis para outras atividades.

Trabalhar com Intercâmbio 

Já ouviu falar no Programa Au Pair? O Programa Au Pair permite que jovens mulheres (algumas agências até permitem homens também) a trabalhar como babás (babysitter) em casas de americanos. As Au Pairs cuidam das crianças, ganham para isso, e no tempo livre podem estudar, fazer algum curso ou apenas turistar. Nos outros tipos de Intercâmbio, as ações são voltadas ao exterior, às pessoas. Já o Programa Au Pair te permite mergulhar dentro de uma família americana. Já que a babysitter irá ficar em função de uma criança, cuidando de refeições, higiene, levar e buscar na escola, ela irá aprender tudo sobre a rotina de uma família nos EUA.

O contrato da Au Pair é de um ano, podendo se renovar por mais um ano. A intercambista ganha um salário, mas tem moradia e refeição, férias remuneradas, um carro e assistência médica. Além disso, a Au Pair também tem direito a uma bolsa de estudos. Saiba mais sobre o Programa Au Pair clicando aqui.

Além do Programa Au Pair, também há os trabalhos voluntários para quem já tem um bom nível de inglês. É possível cuidar de crianças e idosos, ajudar no meio ambiente e na vida selvagem. Além de aprender mais sobre o idioma, esse tipo de Intercâmbio também proporciona uma experiência especial, já que o trabalho voluntário vai muito além do que imaginamos. Ajudar em uma causa nos trás benefícios para a vida.

Como participar? 

Lembre-se que não é só os Estados Unidos que faz Intercâmbio, vários outros países também oferecem esses programas. Procure uma empresa especializada em Intercâmbio e veja qual é o melhor para você. Pesquise preços, escolha um destino e vá! Garanto que marcará sua vida!

Veja Também:

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal
Fechar