VIDA NA AMÉRICA

O que é o feriado do Labor Day nos Estados Unidos?

O Labor Day é o dia do Trabalho e um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. É celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro e foi criado com o propósito de homenagear os trabalhadores que lutaram por seus direitos no país e em todo mundo. Além da homenagem, a data também comemora a contribuição social e econômica dos trabalhadores para o país.

Por ser um feriado considerado oficial pelo Governo dos Estados Unidos, todas as escolas, os órgãos governamentais e a maioria das empresas fecham no Labor Day. Boa parte dos restaurantes, bares e lojas permanecem abertas durante o feriado. Algumas pessoas saem para fazer piqueniques e churrascos nos parques públicos.

A diferença entre Labor Day e o Dia do Trabalho

A data também é comemorada em outros países, porém em dias diferentes. No Brasil, por exemplo, comemora-se o dia do Trabalho em 1º de maio. Já na Austrália, o Labor Day é celebrado na primeira segunda-feira do mês de outubro. O Canadá comemora a data na primeira segunda-feira de setembro assim como nos Estados Unidos.

Os americanos escolheram o mês de setembro para celebrar o feriado, pois o mês preenche o grande espaço entre outros dois importantes feriados americanos: o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), comemorado em novembro e o Independence Day (Dia da Independência dos EUA), festejado em julho.

A História do Labor Day nos Estados Unidos

O Labor Day foi criado pelo movimento operário no final do século 19 para reivindicar direitos e melhorias nas condições de trabalho. Estes trabalhadores muitas vezes sofriam diversas humilhações, sendo inclusive agredidos e muitos até mortos. Em 1894, vários trabalhadores foram mortos pelo exército americano, durante a Pullman Strike, uma greve nacional de ferrovia que durou de 11 de maio a 20 de julho nos Estados Unidos.

Isso fez com que o presidente Grover Cleveland tentasse a reconciliação entre o governo e o movimento trabalhista. Portanto, ainda em 1894 o feriado se tornou oficial, passando a ser comemorado nacionalmente. Se tornando um feriado nacional no ano de 1894.

No entanto, antes de isso acontecer, algumas cidades americanas já comemoravam o Labor Day. Boston, em Massachusetts, foi a cidade pioneira na comemoração, festejando a data no dia 5 de setembro de 1882. A partir de 1884, outras cidades também passaram a celebrar “Dia do Trabalho” nesta data. E em 1885, diversos centros industriais do país decidiram também decidiram comemorar o Labor Day.

Como é a comemoração do Labor Day nos Estados Unidos

Os americanos comemoram o Labor Day com bastante intensidade. A data também simboliza o fim do verão no país e as pessoas aproveitam os últimos dias quentes antes da chegada da temporada de frio. É também o término das férias escolares, então os estudantes acabam aproveitando os últimos dias de folga para se divertir durante as festividades do Labor Day.

O Labor Day acabou se tornando um motivo de grande celebração para o país. Em muitos lugares o feriado é celebrado com desfiles, festas, paradas, discursos, queimas de fogos, churrascos, piqueniques e eventos esportivos. Aliás, a data marca também o inicio do campeonato de futebol americano, esporte muito popular nos EUA.

Por ser comemorado em uma segunda-feira, o Labor Day acaba tornando o fim de semana prolongado, o que anima ainda mais as comemorações. Normalmente as famílias aproveitam para viajar e passear durante os dias de descanso.

Promoções nas lojas durante o Labor Day

O comércio também aproveita o feriado do Labor Day para realizar grandes promoções e atrair os clientes. Por ser um final de semana prolongado, os varejistas investem em descontos bem agressivos, algumas lojas oferecem descontos de até 80%.

As principais promoções são geralmente para queimar o estoque de itens e coleções de verão. No entanto, elas acontecem em todos os setores, incluindo cosméticos, eletrônicos, roupas e calçados. Em termos de sucesso e lucro, o feriado do Labor Day só perde para o Thanks Giving e se assemelha ao 4 de julho.

A grande maioria das promoções acontece na sexta-feira que antecede o Labor Day e termina na segunda-feira. No entanto ainda é possível encontrar algumas promoções durante a semana após o feriado. Se você estiver nos Estados Unidos durante o Labor Day aproveite para fazer compras e fique de olhos nos descontos para economizar.

Dicas para você curtir o Labor Day

Durante o feriado do Labor Day é possível fazer inúmeras atividades divertidas e interessantes. Você pode visitar um museu, por exemplo, já que os museus normalmente ficam abertos mesmo no dia deste feriado. Além disso, é possível ir a um parque, fazer um piquenique e curtir os últimos raios de sol do verão americano.

Em Nova York

Se você estiver em Nova York, uma ótima dica é ir até o Brooklyn assistir ao West Indian Parade, que reúne até três milhões de pessoas. Lá é possível provar deliciosas comidas dos Food Trucks locais e admirar as apresentações musicais e de dança do desfile.

Outro programa muito tradicional entre os nova iorquinos é visitar a Governors Island durante o fim de semana prolongado. O local é uma pequena ilha que fica a apenas 5 minutos de Manhattan. É o lugar ideal para desfrutar de atividades culturais e escapar da agitação da metrópole. A Ilha fica aberta durante o Labor Day, assim como nos feriados do Memorial Day e de 4 de julho.

Todo ano o conselho administrativo de Governors Island cria um programa diferente juntamente com algumas contribuições de instituições culturais de Nova York. Muitas vezes há diversas exposições, concertos e feiras culturais e de arte. Além disso, é possível se divertir nos campos de esportes e nas áreas de lazer da pequena ilha.

Em Boston

Se você estiver em Boston durante o Labor Day, poderá aproveitar para visitar o Instituto de Arte Contemporânea de Boston. O local fica aberto e com entrada gratuita no Dia do Trabalho. No local é possível admirar diversas esculturas e exposições de arte. Outra atividade muito divertida em Boston é o Cycleboat Boston, que oferece passeios turísticos pelo Porto da cidade. O barco é movido a pedal e é necessário fazer reservas com antecedência.

Você pode aproveitar que o Labor Day cai no final do verão e ainda curtir uma praia. O Estado de Massachusetts possui quilômetros de costa e provavelmente você encontrará um destino muito interessante. Em Martha’s Vineyard, por exemplo, você poderá ver um dos mais belos pôr do sol do país. Race Point Beach em Provincetown também é um ótimo destino para curtir o feriado prolongado.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo