VIDA NA AMÉRICA

O que é o Social Security Number?

O Social Security Number (SSN) é um número de nove dígitos muito importante nos Estados Unidos. É como se fosse o CPF no Brasil. Não serve como identificação por não possuir foto nem digital, entretanto, é essencial pro governo. A pessoa terá o seu número, e com isso o governo poderá monitorar seu credit score, ou seja, contas de bancos, transações financeiras, cartões de crédito, além de benefícios da previdência social e impostos.

Quem pode tirar o Social Security Number? 

Só pode tirar o SSN quem for cidadão americano, residente permanente (aquele que possui o green card), trabalhador temporário (que possui um visto de trabalho), pessoas que possuem DACA ou estudantes que tenham permissão de trabalhar.

Au Pairs (visto J-1) por exemplo, são obrigadas a tirar o SSN já que são autorizadas a trabalhar temporariamente no país. Estudantes (visto F-1) que pretendem trabalhar enquanto estudam, devem tirar seu documento.

Ou seja, se a atividade envolver pagamento, a pessoa precisará do Social Security para poder receber e pagar os devidos impostos para o governo.

Turista pode tirar o SSN?

O turista não tem permissão de trabalho, portanto não poderá pedir o seu Social. O Social Security Number só é concedido a quem pode trabalhar. Se o seu visto não permite que você trabalhe, então não poderá possuir o documento.

Guarde o seu SSN em segurança!

Nos Estados Unidos existem os identity theft (ladrões de identidades). Essas pessoas roubam os números do Social Security para poderem se passar por outras pessoas e cometerem fraudes e crimes. Já que ele é ligado a todas as contas bancárias do indivíduo.

É MUITO importante manter o seu Social Security em casa, guardado com outros documentos importantes. Em segurança!

Não ande com ele na carteira, apenas quando precisar apresentá-lo em uma entrevista de emprego, ou quando for abrir uma conta no banco. Não informe esse número para qualquer pessoa.

Notas: 

  • Olhe o verso do cartão (SSN card), lá estará listado o que não se pode fazer com ele;
  • Só passe o seu número do Social se estiver totalmente certo, sem nenhuma dúvida de que não há risco;
  • Serviços como conta bancária, luz ou telefone (em seu nome) poderá pedir os últimos 4 dígitos do SSN;
  • Esse número é definitivo, não há necessidade de refazê-lo caso retorne aos EUA.

Como tirar o Social Security Number? 

Para tirar seu Social Security basta procurar o escritório Social Security Administration (SSA) mais próximo de você e preencher o formulário Form SS-5 Application for A Social Security Number Card. Esse formulário pode ser impresso pelo site oficial, ou pode ser retirado no local antes da entrevista e preenchido lá.

Que documentos levar?

Você terá que levar documentos que comprovem a sua idade, nacionalidade e status imigratório.

Clique aqui para saber exatamente o que levar, selecionando do lado esquerdo se o Social é para um adulto ou criança, se é cidadão nascido nos EUA ou não ou se não é cidadão.

A entrevista

Você agendará uma data para a entrevista e ir munido de todos os documentos necessários. Quando chegar ao escritório, irá retirar uma senha e esperar a sua vez (costuma demorar).

Você passará por dois compartimentos, no primeiro será para mostrar documentos e formulários. No segundo, irá responder perguntas sobre a sua estadia nos EUA.

Se aceitarem seu pedido, é só informar seu endereço e esperar por duas semanas até seu Social Security card chegar em sua casa.


Veja Também

Tags
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos Relacionados

Close