DIVERSÃO

O que fazer em Rhode Island

Conheça as principais cidades e atrações do menor estado do país

Rhode Island é o menor dos 50 estados norte-americanos, com apenas 4.0005km² de extensão territorial. É também o estado menos populoso do país, com apenas 1.059 milhão de habitantes. Mas o que falta em tamanho ao estado, é literalmente compensado em riqueza cultural e belezas naturais ao longo de seu território. Rhode Island tem 643 km de litoral, cerca de 14% de sua área total representada por grandes baías e praias, e não é à toa que recebeu o apelido de “The Ocean State”, que faz referência a tamanha beleza litorânea que o pequeno estado possui.

Rhode Island faz parte da região popularmente chamada de Nova Inglaterra, que engloba também os estados de Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts e Connecticut. Se destaca historicamente por ter sido a primeira das 13 colônias a declarar independência da Inglaterra. Há muitos séculos atrás, o estado acabou se tornando também o destino preferido dos milionários de Nova York, que passaram a construir belas e enormes mansões à beira-mar em Rhode Island.

O local foi considerado, em 2015, o 9º estado mais seguro dos Estados Unidos, por possuir uma das taxas mais baixas de homicídio do país. Rhode Island é ao mesmo tempo histórico e moderno, um destino muito cobiçado por turistas de todo mundo. Oferece diversas atividades ao ar livre, como escalada e balonismo, ciclismo, passeios nas belas praias inexploradas, tem vários eventos durante todo o ano, e ainda conta com uma gastronomia requintada e diversificada.

Principais cidades para se visitar em Rhode Island

  1. Newport

Localizada à apenas 115 km de Boston e a 290 km de Nova York, Newport é uma cidade costeira, mais conhecida como o “resort de verão da Nova Inglaterra”, já que durante a estação a cidade se enche de turistas dos estados vizinhos, que viajam para aproveitar a cidade. Muito famosa por suas mansões históricas, bela arquitetura e lindas paisagens, a cidade se destaca como uma joia na região.

Cliff Walk:

Uma das principais atrações de Newport é o Cliff Walk, incrível passeio que visita as grandes mansões através de uma trilha de quase 6 km de extensão. Enquanto você se encanta com a beleza arquitetônica dos casarões construídos na “Era Dourada”, entre os anos de 1880 e 1920, você também pode observar a linda vista do oceano do outro lado da trilha.

The Breakers:

O maior dos históricos casarões da cidade é o The Breakers, com seu estilo renascentista italiano e os 70 cômodos construídos no ano de 1895. Foi erguido para receber a família Vanderbilt e seus hóspedes e contou com tecnologias caras e modernas da época, como o elevador e uma infraestrutura que aquecia durante o inverno e resfriava a casa no verão. A atração oferece um áudio guia completo e explicativo sobre a casa que pertenceu a Vanderbilt II, grande milionário dos trens de Nova York.

Passeios de Barco:

Os passeios de barco também são muito comuns em Newport, através deles é possível conhecer e tirar lindas fotos dos antigos faróis, como o Farol Castle Hille o Farol Rose Island. É possível visitar também o histórico Fort Adams, construído em 1799 e que serviu para grandes eventos como a Guerra Civil Americana e a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. É do Fort que você terá a vista mais bonita do pôr-do-sol de Newport.

Pier Bowen’s Wharf e a gastronomia local:

O Pier Bowen’s Wharf também é um ponto turístico da cidade que merece ser visitado, lá você vai encontrar diversos restaurantes, lojas, galerias e outros serviços. Aproveite para fazer um tour gourmet nos diversos restaurantes da cidade, como os famosos 22 Bowen’s Wine Bar & Grille, The Mooring Seafood Kitchen & Bar e o The Black Pearl, os três servem frutos do mar frescos com uma bela vista para o mar. Não deixe de visitar também as cervejarias Coastal Extreme Brewing Company e Newport Storm Brewery que oferecem cervejas e rum artesanais.

Praias:

Entre todos os pontos turísticos de Newport, as praias são uma atração à parte, não é à toa que ficam lotadas durante o verão. Vale a pena conhecer a Easton’s Beach e a Sachuest Beach, com uma areia fina e branquinha, são as preferidas dos turistas e moradores da cidade.

  1. Providence

A capital e também a cidade mais populosa do estado, com mais de 179 mil habitantes, já foi citada pelo “The New York Times”, como um dos 52 lugares do mundo para se visitar, em 2016. Uma cidade sofisticada e autêntica da Nova Inglaterra que possui diversos museus, teatros, bairros históricos, bares, lojas, galerias e uma culinária muito famosa, é lar da maior escola de culinária do mundo, a Johnson & Wales University.

Federal Hill:

No bairro central da cidade você vai se deparar com uma arquitetura colorida e uma gastronomia inspirada pelos imigrantes italianos, que foram os primeiros a se estabelecer na cidade. Uma deliciosa opção é o Caserta Pizzeria, que oferece o “Wimpy Skippy”, famoso calzone de espinafre recheado com queijo e pepperoni.

Water Fire:

Quando chega a noite na cidade, os moradores e turistas se reúnem para ver a eletrizante e premiada instalação que inclui mais de 80 fogueiras enfileiradas sobre a água dos 3 rios que passam no centro de Providence, uma atração diferente, porém, emocionante.

Rhode Island School of Design Museum:

O importante museu possui cerca de 100 mil objetos e obras de arte de todo o mundo, dos mais antigos aos contemporâneos, como obras de arte de Picasso, Rodin e Monet, além de uma grande coleção de obras do Egito Antigo, Ásia, África, Grecia Antiga, Roma, Europa e das Américas.

Roger Williams Park Zoo: é um dos zoológicos mais antigos do país e abriga centenas de animais raros de todo o mundo. Com mais de 160 espécies, o local abriga animais como guepardos, leopardos da neve, ursos da lua, girafas Masai, elefantes africanos, zebras, pandas vermelhos, o temido dragão de Komodo, tamanduás, flamingos, entre outros.

  1. Warwick

Com mais de 80 mil habitantes, a cidade de Warwick oferece diversos lugares históricos, restaurantes de classe mundial, lojas especializadas, além de 39 quilômetros contínuo de belas praias.

Goddard Memorial State Park:

O parque estadual atrai milhares de visitantes todos os anos e é considerado o parque metropolitano mais popular do estado. O local oferece um lindo ambiente natural, com áreas florestais, 29 km de trilhas, um campo e golfe de 9 buracos, área de canoagem e para nadar, espaço para piqueniques, campos para jogos e um centro de artes cênicas para eventos especiais.

Oakland Beach:

O famoso bairro da cidade se estende da Gordon Avenue e é cercado pela praia e pelas diversas marinas com os barcos que marcam a costa.

Clouds Hill Victorian House Museum:

Você fará uma viagem de volta ao passado no local. Muito popular para casamentos e outros eventos, a antiga propriedade tem 70 cômodos e é uma das atrações mais visitadas na cidade. Você poderá desfrutar ainda de uma saborosa refeição no local, durante o verão ou durantes as festas de fim de ano, no inverno.

Vilarejos históricos:

Em Warwick existem diversos vilarejos centenários que são uma verdadeira viagem na história da cidade. Conheça o Apponaug, principal distrito histórico da cidade. Aproveite também para fazer uma caminhada turística pela vila City Hall. O vilarejo mais antigo da Nova Inglaterra é o Pawtuxet e vale a pena conhece-lo também.

  1. Cranston

Com mais de 81 mil habitantes, a cidade foi nomeada em 2006, pela revista Money, como um dos “100 melhores lugares para se viver nos Estados Unidos” e está entre as 25 cidades mais seguras do país, segundo a pesquisa da CQ Press. Em Cranston existem diversos restaurantes, bares, cafeterias e parques, o que atrai muitos jovens profissionais. Há ainda na cidade dois dos principais centros comerciais e de restaurantes do estado, o Garden City e Chapel View.

Garden City Center:

Criado pelo imigrante italiano Nazarene Melocarro após a Segunda Guerra Mundial para atender os jovens empresários, o centro de compras ultrapassou 5 gerações e passou a atender não só a região, mas todo o estado, oferecendo mais de 60 lojas, serviços, restaurantes e lanchonetes.

Governor Williams Sprague Mansion:

Uma bela e antiga mansão que se tornou um museu histórico da cidade. O local pertencia ao governador William Sprague III e seu sobrinho, William Sprague IV. Foi adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1971 e atualmente é operada pela The Cranston Historical Society, organização privada e sem fins lucrativos de preservação histórica e educacional.

  1. South County

South County é exatamente uma cidade, mas sim o nome dado a região costeira de Rhode Island e a razão pela qual o estado ficou conhecido como “ The Ocean State”. Envolvendo a parte sul do estado, South County é repleto de florestas e reservas de vida selvagem espalhadas por 160 km de lindas praias.

De acordo com o Comitê de Turismo do Condado de South, a área é formada pelas seguintes cidades do estado, incluindo Charlestown, Coventry, East Greenwich, Exeter, Hopkinton, Narragansett, North Kingstown, Richmond, South Kingstown, West Greenwich e Westerly. Mesmo que a maioria dessas cidades pertençam a outros condados diferentes, elas estão incluídas em South County por serem destinos populares no sul do estado.

A região é repleta de atrações que vão desde as pequenas e encantadoras comunidades rurais até as belas praias banhadas pelo Oceano. South County oferece entretenimento e lazer para todos os gostos e idades. Os amantes de atividades ao ar livre podem escolher entre os quilômetros de florestas e trilhas para caminhar ou fazer passeios de bicicleta. Há ainda atividades como caiaque, canoagem, remo e 15 campos de golfe.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história, pode visitar um dos 16 museus ou os locais históricos como vilarejos, casarões e monumentos. A gastronomia de South County também é uma atração à parte e você pode desfrutar de diversos restaurantes que oferecem desde a comida fresca da fazenda até os pratos mais sofisticados com frutos do mar.

Os visitantes podem aproveitar também as principais atrações de South County durante o verão que atrai multidões, que são os quilômetros da costa e as mais de 20 praias públicas.

Conheça Block Island

Uma charmosa ilha que fica a 19 km do litoral de Rhode Island e é um verdadeiro santuário para quem ama natureza e não curte as praias mais agitadas do estado. A Ilha é rodeada por trilhas para caminhadas e por mais de 27 km de praias tranquilas e quase inexploradas.

Com uma população de um pouco mais de mil habitantes, a Ilha ainda oferece locais históricos como o Museu da Sociedade Histórica de Block Island e diversos restaurantes que vão desde restaurantes renomados e cinco estrelas a frutos do mar locais servidos em áreas de piqueniques. A Ilha conta ainda com mais de 50 lojas e inúmeras galerias de arte. Com certeza vale a pena conhecer o pequeno paraíso de Block Island.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo