IMIGRAÇÃO

O que não fazer na Entrevista do Visto de Estudante

Quer ter o seu Visto de Estudante aprovado? Então fique ligado nas dicas desse post, o que não fazer na Entrevista do Visto de Estudante. Essas dicas são muito importante e muitas das vezes, passa despercebido.

Não gaguejar! 

Pode parecer óbvio, mas durante o nervosismo, todo mundo acaba gaguejando. A Entrevista do Visto é como se fosse uma entrevista de emprego, o agente consular está avaliando o solicitante de visto. As pessoas normalmente ficam tão nervosas que acabam gaguejando em até respostar simples! Se você já é uma pessoa propensa a gaguejar durante uma resposta importante, fique mais atento ainda. Quando o agente fizer uma pergunta para você, respire fundo antes de responder. Pense na resposta, formule a frase em sua cabeça. Se possível, tenha todas as respostas já formuladas para as possíveis perguntas.

Dizer que pretende ficar mais tempo que o solicitado

Nunca diga que pretende ficar mais tempo do que o que você colocou na DS-160!! Por exemplo, uma pessoa coloca na DS-160 que o seu programa de estudos é de 3 meses. Aí o oficial consular com aquela pegadinha diz: então você decidiu ficar 6 meses estudando em Massachusetts? E a pessoa sem prestar atenção, concorda. Mas na DS-160 está apenas 3 meses, ali na tela, na vista do cônsul. Isso mostra inconsistência e divergência! Resulta em visto negado. Nunca diga que ficará mais tempo do que colocou na DS-160. Sempre diga tudo exatamente como foi preenchido na DS-160, porque a entrevista, nada mais é, que uma confirmação da DS-160.

Não mencione a palavra “trabalho”

Jamais diga que você vai trabalhar enquanto estiver estudando! O agente consular pode perguntar se você irá trabalhar enquanto estiver estudando. Não caia nessa! Estudante estuda, não trabalha. Nunca diga que pretende trabalhar enquanto estudar. Não mencione a palavra trabalho! Até você explicar que tipo de trabalho é, independente, ele já te negou o visto. Então não diga.

Tenha o nome da escola em mente!

Não esqueça o nome da escola que pretende estudar. Caso o agente diga o nome de outra escola, tenha o nome da sua pretendida na cabeça! Diga sempre exatamente o que você colocou na DS-160, isso inclui o nome da escola. Pesquise tudo sobre ela, deixe tudo fresco na cabeça para não cair em nenhuma enrascada na hora da Entrevista do Visto de Estudante. Muitas pessoas tiram o visto de estudante e solicitam qualquer escola, porque a intenção é ir para os EUA não importa de que jeito e com qual motivo aparente. Memorize o nome da escola, quanto tempo pretende estudar, sempre vá preparado. Se o agente consular fizer alguma pergunta sobre a escola, saiba responder essa pergunta como um estudante dedicado normal. Pelo menos as informações básicas.

Mencionar o Sponsor e não ter documentos dele 

Dizer que você tem um Sponsor, colocar o nome desse Sponsor na DS-160 e na hora da sua Entrevista do Visto de Estudante não ter nenhum documento dessa pessoa. Isso é totalmente inadmissível! Se mencionar um Sponsor, leve todos os documentos financeiros dele! Imposto de renda, extratos bancários… O cônsul pode até não pedir esses documentos, aí tudo bem, mas se ele pedir você tem que tê-los em mãos. Ele pode te negar justamente por falta de documentos que comprove que você tem um Sponsor.

Respostas muito curtas 

Evite responder as perguntas do agente consular com respostas curtas e clichês. Não responda simplesmente “sim”. Se ele te perguntar porque você vai estudar inglês, não responda “porque vai ser bom para a minha carreira”. Você deve dar respostas consistentes! Não quer dizer que você irá falar uma bíblia, e sim que você deve dar respostas objetivas, porém completas! Que demonstre segurança para o oficial consular. Ele tem que entender exatamente o objetivo de você estar buscando esse visto de estudante para os Estador Unidos. É muito importante você se posicionar dessa forma! Mostre clareza, objetividade, naturalidade e principalmente foco! O seu objetivo tem que ficar muito claro durante a sua Entrevista do Visto de Estudante.

A sua estadia 

Se você for ficar na casa de algum amigo, é necessário colocar isso na sua DS-160. Se você colocar que irá ficar em um Hotel na DS-160, então na entrevista, diga que ficará em um Hotel. Se for ficar na casa de um amigo, coloque na DS-160! De preferência, tenha uma carta convite e coloque o endereço do seu amigo na DS-160.

Entretanto, não é muito aconselhável dizer que irá ficar na casa de um amigo. Caso tenha dúvidas sobre a sua estadia, coloque que irá ficar em um Hotel e permaneça nessa linha de raciocínio inclusive na entrevista. Mantenha tudo claro!

Não minta! 

Nunca minta a sua profissão. Muitas pessoas, as vezes aquelas com baixa renda, pode mentir a profissão para parecer mais estável na hora de solicitar o visto. Não faça isso! O agente consular pode te pedir a carteira de trabalho, holerites, contra-cheques para confirmar o que você diz, e essa mentira pode te custar o visto (um visto que poderia ter sido aprovado). Sempre diga a verdade!

Não diga que pretende utilizar recursos públicos 

Não diga que pretende estudar em alguma escola pública, nada que venha gratuitamente do governo. Esses benefícios são gerados com os impostos pagos pelos americanos ou residentes. Portanto, não diga que pretende fazer cursos em escolas gratuitas ou qualquer outra coisa pública, que venha do governo ou do estado ou da cidade. Cuidado com as palavras!

Falar que pretende continuar com os estudos após o período solicitado 

Mesmo que você pretenda fazer uma faculdade após terminar o curso que solicitou naquele visto de estudante, não fale. A sua comprovação financeira é somente para aquele curso que se está solicitando na hora da entrevista. Caso forneça a informação ao agente consular que pretende cursar uma faculdade após terminar aquele período, ele pode entender que você pretende ficar mais que o permitido e além disso, pode te pedir comprovação financeira para que concretize esses planos. Deixe seus planos na sua cabeça, somente para você. Tenha em mente que na hora da Entrevista do Visto de Estudante, é para aquele objetivo colocado ali somente. O que vem depois, se preocupe depois.

Essas dicas são simples, parecem óbvias mas muitas vezes as pessoas esquecem!! É tanta coisa na cabeça, tanta preocupação com documentos, planos, financeiro que acabam esquecendo de coisas simples, do que não deve mencionar na hora da Entrevista do Visto de Estudante. Portanto, mantenham essas dicas importantes em mente e boa sorte!

Veja Também: 

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar