IMIGRAÇÃO

Como tirar o visto de estudante americano F-1

Passo a passo de como tirar o visto F-1

Para ir para os Estados Unidos, será necessário possuir um visto americano. Caso for a passeio, o indicado é o visto B1/B2. Caso prefira estudar, então o visto é da categoria F-1, se for fazer um curso que tem mais do que 18 horas semanais de aula nos Estados Unidos. E todo o processo deverá ser feito em seu país.

O seu visto será colado em seu passaporte.

Passo a passo para tirar o visto americano F-1

Primeiro passo – O Formulário I-20

Para conseguir um visto F-1, você precisará ser aprovado em uma instituição de ensino nos EUA que possa te fornecer o formulário I-20. Não são todas que emitem esse documento. Clique aqui e saiba quais escolas fornecem o I-20. Pode ser uma universidade, mestrado, high-school, curso de línguas, curso específico e etc.

Após sua aprovação a escola lhe mandará o formulário I-20, neste documento há um código de barras do lado direito, no canto superior, que tem o número do SEVIS, guarde-o porque vai precisar dele depois. Ele é assim:

Formulário I-20
Formulário I-20

Segundo passo – O Formulário DS-160

Preencha o formulário DS-160, todos que tiram visto (de todas as categorias) precisam preencher esse formulário. A diferença do visto de estudante é que você terá que preencher alguns campos específicos como o seu número do SEVIS e informações sobre a escola e comprovante de renda.

Pague a taxa de solicitação de visto no valor de US$160, multiplique esse valor pelo preço do dólar no dia em que for pagar para saber o valor em reais. Normalmente fica em torno de R$500,00 reais. Imprima uma cópia do recibo ou comprovante de pagamento, por precaução.

Finalizado tudo isso, imprima uma cópia da página de confirmação desse formulário.

Terceiro passo – Pague a taxa SEVIS

Preencha o formulário I-901, e pague a taxa SEVIS que custa $200. Faça isso pelo menos 3 dias antes da data da sua entrevista (prazo mínimo), e não esqueça de imprimir a cópia do seu recibo para levar ao CASV e ao Consulado.

Quarto passo – Agende o local

Acesse o site do CASV e agende dois horários: um para ir primeiro no CASV tirar foto e registrar suas digitais, e outra data para sua entrevista no consulado americano. É nesta etapa que você escolhe a opção de entrega do visto: pelo correio ou retirada no CASV. Imprima uma cópia do agendamento.

Quinto passo – A visita ao CASV

Vá ao CASV na data e horário agendados. Tenha em mãos o passaporte (se tiver visto antigo em outro passaporte, leve-o também), o I-20, o DS-160, o recibo do pagamento do SEVIS (também chamado de taxa I-901) e uma cópia da página do agendamento.

Sexto passo – A entrevista no consulado

Vá ao consulado no horário agendado para a realização da entrevista. Leve todos os documentos que você já levou ao CASV. Leve também comprovantes de que você tem vínculos no Brasil e tem intenção de voltar quando o curso acabar.

Além de comprovação financeira de que terá condições de se manter todo o período em que for ficar nos EUA. Em caso de apresentar extrato de contas de terceiros, ele vai precisar fazer uma carta dizendo que se responsabiliza financeiramente por vocêO extrato precisa atual. Você pode saber quanto vai gastar com moradia, alimentação, transporte e muito mais clicando aqui.

Último passo 

Espere seu visto F-1 chegar pelo correio ou retire-o no CASV, como for escolhido por você. Confira todos os seus dados e certifique-se de que esteja estampada a categoria F-1 em seu visto.

Pronto! Terá teu visto em mãos. E lembre-se: quando chegar no aeroporto dos Estados Unidos, terá mais uma entrevista, parecida com a do consulado. Eles vão confirmar tudo o que já disse na entrevista anterior e os dados da DS-160. Saiba mais sobre a imigração nos aeroportos americanos clicando aqui.


Veja Também:

 

Tags
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos Relacionados

Veja Também

Close
Close