VIDA NA AMÉRICA

O que é o Saint Patrick’s Day?

No dia 17 de março é comemorado o Saint Patrick’s Day nos Estados Unidos. O que muitas pessoas não sabem, é que esta data comemorativa nasceu na Irlanda, e também é comemorada no Canadá, Reino Unido, Austrália, Argentina, Nova Zelândia e algumas cidades do brasil.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Esse dia é muito especial na Irlanda, já que o São Patrick é Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. Os irlandeses comemoram este dia em peso, como o carnaval é no Brasil. Todos se vestem de verde, pintam trevos no rosto, pintam rios e córregos de verde e assistem a desfiles, shows fogos e acrobacias.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Todos bebem green beer, dançam e cantam. As crianças tem o costume de beliscar quem não se veste de verde neste dia.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Mas quem foi São Patrick? 

São Patrick nasceu na Grã-bretanha, não se sabe ao certo o dia, mas foi no final do século IV. Ele morreu no dia 17 de março de 461, por isso a data é comemorada neste dia.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Até seus 16 anos de idade, ele se considerava pagão. Nessa época de sua vida, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Durante o tempo que ficou escravizado, conheceu o cristianismo e se converteu. Depois de 6 anos, escapou e foi estudar em um mosteiro em Gauls. Estudou por 12 anos e decidiu converter todos os pagãos da Irlanda.

Ele ia de mosteiro em mosteiro levando o catolicismo. Obtinha sucesso por onde passava e logo começou a ser caçado, mas sempre conseguia escapar. E assim ficou por 30 anos.

Saint Patrick’s Day não surgiu pela história de São Patrick, mas sim pela inspiração que ela traz. Ele foi escravizado na infância, e mesmo assim conseguiu voltar ao seu país para transmitir a mensagem de Cristo.

Trevos

O trevo era uma plantinha sagrada na Irlanda Antiga, ele anunciava o início da primavera. No século XVII, o trevo virou símbolo do nacionalismo irlandês emergente, já que os ingleses começaram a tomar as terras da Irlanda e criar leis contra o idioma irlandês e a prática do catolicismo. Alguns irlandeses começaram a usar o trevo para simbolizar o orgulho de suas origens e para mostrar grande tristeza ao domínio inglês.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Outros dizem que o São Patrick usava o trevo para representar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Duendes

Até 1959 os duendes não tinham nada a ver com o Saint Patrick’s Day, mas nesse ano a Walt Disney Pictures lançou um filme (Darby O’Gill & the Little People) sobre um duende alegre e simpático, bem diferente do duende do folclore irlandês, que mostra um homenzinho traiçoeiro que tenha proteger seu tesouro no fim do arco-íris.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Logo ele foi assimilado à Saint Patrick’s Day e a Irlanda.

A cor verde

A cor verde é predominante na bandeira da Irlanda. É o símbolo do amor ao país. Em 1798 houve uma rebelião e os soldados irlandeses vestiram verde.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Curiosidades sobre Saint Patrick’s Day

  • Todos comem carne salmorada (corned-beef boil) com repolho neste dia, e bebem MUITA cerveja;
  • O Rio Chicago (EUA) tem suas águas pintadas de verde desde 1962 para homenagear o santo;
  • Desde 1964 em Nova York (EUA), a homenagem ocorre no topo do Empire State Building.

O que é o Saint Patrick’s Day?

Nova Iorque é uma das maiores comunidades irlandesas do mundo! É lá que acontece a maior parada em comemoração ao Saint Patrick’s Day. Fique de olho na data e vá festejar!


Veja Também:

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar