IMIGRAÇÃO

Trabalhar legalmente nos Estados Unidos com o Visto H1B

O Visto H1B é destinado a profissionais qualificados que recebem uma proposta de emprego de alguma empresa dos Estados Unidos. Com ele, é possível que empresas americanas contratem estrangeiros com conhecimento teórico ou específico. Atualmente, empresas de tecnologia estão contratando muitos estrangeiros para trabalhar em solo americano. Esse trabalhador recebe um número de Social Security e o direito de morar nos EUA até que chegue o fim do visto. Geralmente o Visto H1B vale por 3 anos (podendo ser renovado e dobrado o tempo), mas a empresa pode patrocinar um green card. A empresa precisa pedir um visto de imigrante, mas caso não o faça e o green card desejado não venha, é preciso sair do país assim que o Visto H1B vencer.

A família do trabalhador pode permanecer legalmente nos EUA, eles irão obter o Visto H4. São considerados dependentes o cônjuge e os filhos menores de 21 anos.

Quais profissionais podem pedir o Visto H1B?

O Visto H1B é destinado a profissionais qualificados. É possível provar a qualificação com um diploma ou então com tempo de serviço. Nesse caso, a cada 3 anos de serviço, equivale a um ano de estudo universitário. Quem solicita esse visto não é o trabalhador, e sim a empresa a contratar. E ela precisa provar que essa contratação é realmente necessária.

Nos Estados Unidos, muitas empresas de tecnologia precisam contratar empregados estrangeiros por causa de muito trabalho, e pouco trabalhador. A maior parte dos contratos são para engenheiros software, programadores, analista de sistemas e demais profissões relacionadas TI. Mas não quer dizer que não haja vaga para outras áreas. professores, advogados, contadores, enfermeiras, analistas de mercado, analistas de negócios, economistas, administradores, profissionais da saúde, entre outros.

Quanto custa o Visto de Trabalho H1B?

O primeiro valor a ser pago para tirar o Visto H1B é da taxa de aplicação, que custa $460.00 dólares. Depois disso, terá uma taxa específica para empresas:

Empresa com 1 a 25 funcionários: $750 dólares
Empresa com 26 funcionários ou mais: $1500 dólares
Empresa com mais de 50 funcionários, e metade deles tiver visto H1B ou L1, a taxa a ser paga pela empresa é de $4000 dólares.

Além disso, também tem a taxa de prevenção de fraude que custa $500 dólares. Caso queira agilizar o seu processo, poderá optar pela taxa premium que custa $1225 dólares. Essa taxa premium permite que a imigração comece a analisar o seu processo em até 15 dias. Lembrando da taxa da DS-160, que para esse tipo de visto custa $190 dólares.

O total de custos (taxas) fica entre 2000 e 6500 aproximadamente. Isso sem contar o advogado, que não é obrigatório, mas é recomendado.

Esse valor não é você que paga, totalmente. Geralmente o valor que você vai pagar é o da DS160 de $190 dólares, e se você quiser pagar outras taxas você pode. Mas quem paga o Visto de Trabalho é a empresa que irá te patrocinar. Algumas pessoas pagam todas essas despesas e pedem em troca da empresa apenas a assinatura da petição, mas não é o correto. O certo é a empresa arcar com os gastos do Visto H1B.

Como funciona e quanto tempo dura o processo

Para tirar o Visto H1B é necessário começar o processo sempre no primeiro dia útil do mês de abril. Geralmente o processo demora em torno de 6 meses para ficar pronto, para ser negado ou aprovado. E você só pode começar a trabalhar quando o processo terminar, ou seja, em outubro. Há casos em que demora mais, mas isso depende da demanda da imigração no estado em que você está aplicando.

A empresa contratadora abre a chamada Labor Condition Application (LCA) no Department of Labor (DOL). Ela envia o formulário I-129 (Petition for non-immigrant worker) junto com a LCA aprovada pelo DOL para o USCIS. Assim, o futuro empregado pede o Visto H1B no consulado americano no Brasil.

No caso do green card, a empresa contratadora envia a PERM Labor Certification (LC) para o Department of Labor (DOL). Se a LC for aprovada, a empresa preenche o formulário I-140 (Immigrant Petition for Alien Worker) no USCIS. Se o I-140 for aprovado, a empresa envia o formulário I-485 (Adjustment of Status) para obtenção do green card.

Quais empresas dos EUA contratam com o Visto H1B?

A lista de empresas que contratam com o Visto H1B é imensa, enorme! Já que são muitas empresas nos Estados Unidos, e o país é bem grande. Há vários estados com muitas empresas. Mas, a lista a seguir é das empresas que recorrentemente solicitam profissionais de fora dos EUA, que sempre tem o maior índice de aprovação para o Visto de Trabalho H1B. Mesmo a empresa sendo de uma determinada área, não quer dizer que não haja vagas para outras áreas. Como, por exemplo, uma empresa de tecnologia pode oferecer vagas em marketing, recursos humanos, contabilidade, setor administrativo, setor de engenharia, comunicação… Essas outras vagas podem patrocinar o Visto H1B.

Para que seja contratado um trabalhador estrangeiro e não um americano, as empresas publicam as vagas com as qualificações necessárias, e caso não apareça nenhum americano apto e disponível, podem contratar um estrangeiro. Entre no site das empresas e mande o seu currículo em inglês, quem sabe não se interessam? E lembre-se: bom nível de inglês é altamente recomendado. Boa sorte!


Veja Também:

Etiquetas
Inscreva-se em Nosso Canal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar